terça-feira, 22 de julho de 2025

VI Seminário Nacional de História e Contemporaneidades

 


Urgências do Presente e os tempos da história: olhares desde o sul global

evento híbrido

Desde sua primeira edição, o Seminário tem se afirmado como um espaço de reflexão crítica e interlocução intelectual sobre o lugar da História e de seu ensino no tempo presente. Ao longo da última década, o evento consolidou-se no calendário acadêmico e historiográfico brasileiro ao promover debates sobre demandas sociais, usos do passado, atuação pública de historiadores(as) e desafios do conhecimento histórico.

Nesta sexta edição, o tema é “Urgências do presente e os tempos da história: olhares desde o Sul Global”, com foco nas tensões que atravessam a experiência contemporânea e no papel do conhecimento histórico diante das múltiplas crises atuais.

Faça sua inscrição aqui.

Publicação da edição 48 da Revista da Alaic


A Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação publicou edição 48. Está aberta até o dia 31 de agosto a chamada para o dosiê "Comunicação rural no Século XXI: modos, meios de comunicação e gêneros em transição. Homenagem a Juan Díaz Bordenave no centenário de seu nascimento (1926-2026)", coordenada pelos professores Edgardo Carniglia (UNRC) e Gustavo Cimadevilla (UNRC). Mais informações em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/announcement/view/21.

Segue abaixo o sumário da edição 48:

Apresentação do dossiê temático / Presentación del dossier temático
Dossiê
Resenhas / Reseñas


quarta-feira, 16 de julho de 2025

Núcleo de Jornalismo: onde tecnologia e sociedade se encontram


 

Em um mundo cada vez mais moldado por algoritmos, redes sociais e inteligência artificial, entender como essas tecnologias afetam nossas vidas deixou de ser um luxo — e se tornou uma necessidade. É com esse espírito que o Núcleo de Jornalismo propõe uma intersecção entre jornalismo e tecnologia, com o compromisso de investigar, analisar e noticiar o impacto da internet no cotidiano das pessoas.

Mais do que acompanhar tendências, o Núcleo busca aprofundar o debate sobre o papel das plataformas digitais na vida social, política e cultural do país.  proposta fazer jornalismo sério, inovador e comprometido com a construção de uma internet mais ética, democrática e acessível a todos.

O projeto está estruturado em dois pilares fundamentais:

Conteúdo – Reportagens especiais, artigos, newsletters, vídeos e análises baseadas em dados, produzidos com rigor, clareza e sensibilidade. Aqui, a tecnologia não é apenas tema: é atravessamento, contexto e ponto de partida para reflexões profundas.

Aplicações – Ferramentas experimentais como chatbots, algoritmos de curadoria e mecanismos de monitoramento que ajudam a tornar mais visível — e compreensível — o funcionamento das engrenagens digitais que moldam nossa experiência online.

Quer fazer parte dessa jornada? Você pode se inscrever gratuitamente no site núcleo.jor.br e receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail. E se quiser apoiar essa missão de manter um jornalismo independente, confiável e acessível, também pode se tornar um apoiador e ajudar a manter o Núcleo vivo e atuante.

O Núcleo de Jornalismo é mais do que um novo projeto editorial. É um convite a pensar criticamente o nosso tempo, com os pés fincados na ética e os olhos atentos ao futuro.

Revista Famecos tem chamada aberta para dossiê temático ‘A plataformização da produção cultural no Brasil’



Está aberta a chamada de trabalhos para o dossiê ‘A plataformização da produção cultural no Brasil’ na Revista Famecos, periódico do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUC, do Rio Grande do Sul.

Para este material, a chamada parte da compreensão que “a popularização de plataformas digitais como YouTube, TikTok, Instagram e WeChat está reconfigurando profundamente a produção cultural em todo o mundo. Essas transformações vêm sendo observadas tanto a partir de novas formas de operações adotadas por organizações de mídia já estabelecidas, quanto com o surgimento de uma ampla gama de novos produtores culturais”.

Fonte: Intercom

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Chamada de trabalhos: Muticom recebe, até dia 20, resumos expandidos sobre comunicação e ecologia integral

 


A Comissão Episcopal para a Comunicação Social (CEPAC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom 2025, com organização da Arquidiocese de Manaus e apoio da Pascom Brasil, Signis Brasil e da Rede Amazônica de Televisão. O evento será realizado presencialmente de 25 a 28 de setembro de 2025, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM), com o tema: “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa.” 

Muticom é aberto ao público em geral, com inscrições prévias. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial. 

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Unesp abre concurso para jornallista; edital diz equivocadamente que RP, PP ou áreas correlatas podem se candidatar

 


O concurso oferta uma vaga para cada um dos seguintes campi: São José do Rio Preto, Araraquara, Presidente Prudente, São José dos Campos e Sorocaba. As provas serão realizadas nessas respectivas cidades.

O pré-requisito é o diploma de curso superior em Jornalismo, Comunicação Social, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda ou áreas correlatas, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (olha aí, isso pode, Sindicato?).

Concurso Nacional Unificado: Sindicato dos Jornalistas do DF solicita adequações para o cargo de jornalistqa

  


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) apresentou impugnação do edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, publicado no último dia 30 de junho. De acordo com ofício encaminhado aos organizadores do certame, a entidade identificou uma série de irregularidades em cargos listados como especialidade em “Comunicação Social”.

Leia mais