domingo, 30 de novembro de 2025

Aluna de 70 anos defende TCC na UFNT sobre a própria vida: a de mulher preta e excluída do processo educacional

 

Foto: UFNT


Maria de Fátima Abade Barbosa, de 70 anos, defendeu, em 13 de novembro, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Tocantinópolis (TO), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com tema "Nunca é Tarde para Aprender: A história de vida de uma mulher preta excluída do processo educacional de ensino". O trabalho, que retrata a trajetória de uma mulher negra camponesa, foi elogiado pela banca pela força e beleza, e história de Maria se tornou símbolo de resistência, força e amor pela educação. 
Maria de Fátima Abade Barbosa: aos 70 anos, se graduou no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Artes.
  • Título do TCC: "Nunca é Tarde para Aprender: A história de vida de uma mulher preta excluída do processo educacional de ensino".
  • Temática do trabalho: TCC é memorial que conta história de vida de uma mulher negra camponesa, filha de quebradeira de coco babaçu, destacando como educação se tornou caminho para resistência, reexistência e reconstrução de dignidade.
  • Recepção: banca avaliadora elogiou a força e a beleza do memorial, chamando-o de "documento vivo de coragem e liberdade".
  • Impacto: história de Maria viralizou, emocionando pessoas e se tornando exemplo de que "sonho não tem idade", representando riqueza cultural do Brasil. 
Assista à apresentação do TCC aqui

Texto feito com auxílio de IA. Fonte: 
@senadorhumberto

Nenhum comentário: