sábado, 23 de julho de 2016

Cerrado é tema de TCC no curso de Jornalismo da UFG

Foto: Angelita Lima

A estudante de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação Adriana  Cristina da Silva apresentou ontem, 22 de julho, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC intitulado "Cerradência: Vivência no Cerrado".

O trabalho é um projeto experimental constituído por um blog com reportagens sobre personagens ligados à cultura em Goiás e por um relatório que trata do processo de pesquisa e produção do blog. 
O TCC foi orientado pela professora Rosana Borges (FIC/UFG). Participaram da banca os professores Eguimar Chaveiro (IESA/UFG) e Alfredo Costa (FIC/UFG).

Acesse o blog Cerradência: Vivência no Cerrado.






UFMG abre concursos na Comunicação



1 vaga, Área de conhecimento: A dimensão pública da comunicação: formas e processos.
Tipos de prova: Prova de Títulos, Prova Didática e Apresentação de Seminário.
Escopo do Seminário Ética e política na comunicação; Linguagem, técnicas e processos de publicização na comunicação contemporânea; Comunicação governamental, mercadológica, civil organizada e não organizada; Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento de projetos na comunicação pública; Opinião pública, formação de públicos, mobilização e ação social.
  
1 vaga, Área de conhecimento: Teorias da Comunicação: história, cultura e política.
Tipos de prova: Prova de Títulos, Prova Didática e Apresentação de Seminário.
Escopo do Seminário Aspectos sociossimbólicos e estudos da linguagem na Comunicação; Teorias e metodologias de pesquisa na comunicação; Cotidiano e história dos meios de comunicação; História, cultura e política na comunicação contemporânea
  
1 vaga, Área de conhecimento: Comunicação em ambiente digital: criação, produção e mediação.
Tipos de prova: Prova de Títulos, Prova Didática e Apresentação de Seminário.
Escopo do Seminário Aspectos teóricos, criação e experimentação da comunicação
em redes; Práticas emergentes de planejamento, publicidade e consumo em ambientes digitais: Banco de dados, algoritmos e programação no desenvolvimento de conteúdos e projetos em ambientes digitais; Processos sociotécnicos de criação, produção e mediação na comunicação contemporânea.

Veja os três editais.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Repórter do Futuro abre inscrições para módulo de conflito armado

Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o XV Curso de Informação sobre Jornalismo em Conflitos Armados e outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Oboré, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e apoio do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP). Os interessados devem se inscrever até 8 de setembro.
No total, 20 estudantes universitários de graduação serão escolhidos no processo de seleção marcado para 10 de setembro com a presença do chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Lorenzo Caraffi. Na ocasião, os alunos irão realizar teste que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo. Os vinte aprovados participarão do curso que se realizará entre 10 de setembro e 29 de outubro de 2016, sempre aos sábados, em São Paulo.
Neste ano, os conferencistas serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o especialista em segurança pública e direitos humanos e assessor do CICV, André Vianna; o repórter e apresentador do SBT, Marcelo Torres; e o oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), Cel. Ulisses Mesquita Gomes. A inscrição para participar da seleção deve ser feita por meio deste link.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

FNPJ divulga Chamada de Trabalhos para o 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo


A diretoria científica do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo publicou nesta segunda-feira, 18 de julho, a Chamada de Trabalhos (Call for Papers) para o 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (28 a 30 de setembro) e 12º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo (29 e 30 de setembro), que serão realizados em Goiânia.

Confira abaixo a íntegra da Chamada de Trabalhos:

CHAMADA DE TRABALHOS


12º CICLO DE PESQUISA EM ENSINO E EXTENSÃO EM JORNALISMO

29 a 30 de setembro de 2016

Inscrições até 30 de agosto

O Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no XII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em Goiânia – GO, nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, dentro do 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. O período de inscrição vai até 30 de agosto de 2016.


Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial/Eletrônicos; Produção Laboratorial/Impressos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica, relato e pôster – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o XII Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas diretamente no site do FNPJ.

CHAMADA DE TRABALHOS

1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
1.1. Período para inscrição de trabalhos: de 18 de julho a 30 de agosto de 2016. 
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas diretamente no site do FNPJ - com cópia para os coordenadores dos Grupos de Pesquisa. Veja os GPs e os e-mails dos coordenadores no item 1.4.
1.3. Data limite para divulgação do aceite: 10 de setembro de 2016.
1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs):

> 1.4.1. Atividades de Extensão
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus - sandra.deus@ufrgs.br 
> 1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo
Coordenador: Prof. Dr. Edson Spenthof - edsonspenthof@uol.com.br 
> 1.4.3. Pesquisa na Graduação
Coordenador: Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - comunicacao@fnpj.org.br 
> 1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos
Coordenador: Prof. Dr. Juliano Carvalho – relacoes.institucionais@fnpj.org.br 
> 1.4.5. Produção Laboratorial – Impressos
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Engel Bronosky – mebrono@yahoo.com.br
> 1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Arlan Pereira - jorgearlan.op@gmail.com 

Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no http://www.fnpj.org.br/grupos 

2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:

2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento; 


> 2.2.1 Formato da Comunicação Científica: 
• Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita; 
• Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as). 
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo. 

2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.


> 2.3.1 Formato de Resumo Expandido:
• Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas; 
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;

2.4 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:


FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster
> 2.4.1 Formato do pôster
• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm; 
• Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m; 
• Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador; 
• Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores (as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem; 
• Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver; deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto; 
• Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es); 
• O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões; 
• O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados; 
• Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT. 
> 2.4.2. O aluno deve fazer a inscrição com o coordenador do Grupo de Pesquisa vinculado ao tema do trabalho. Veja os emails item 1.4.
> 2.4.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es). 
> 2.4.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster.

3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO


3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.
3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.
3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP


4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;
4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a); 
4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 01 de setembro de 2016;
> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação da tesouraria do FNPJ, Tesouraria: Sílvio Melatti (IELUSC/SC) tesoureiro@fnpj.org.br e segunda-tesouraria: Wanderlei Garcia (UNIMEP-SP).

5. CERTIFICADOS


Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster.

6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES


As inscrições podem ser feitas pelo Site Oficial do Evento até o dia 25 de setembro, com os seguintes valores: 
Até o dia 18 de setembro R$ 150,00 
Do dia 19 de setembro até 25 de setembro – R$ 170,00
Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 75,00 e R$ 85,00, respeitando os mesmos prazos.
Sócios do FNPJ com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição. 



Fonte: FNPJ

sexta-feira, 15 de julho de 2016

UnB seleciona professor substituto para Comunicação

Seleção para Professor Substituto na Faculdade de Comunicação da UnB para possíveis interessados(as). A área da vaga é Princípios e Gestão da Comunicação. Como requisito básico: mestrado em comunicação ou áreas afins. O salário é de R$ 3.799,70.

As inscrições podem ser realizadas entre 14 e 27 de julho. Mais informações no arquivo anexo.




domingo, 10 de julho de 2016

UFBA abre concurso para docentes de Jornalismo


Seis concursos na Facom/UFBA:

Montagem e Edição para o Audiovisual;
Redação, Reportagem e Edição em Jornalismo;
Teorias da Cultura e Economia da Cultura;
Teorias da Comunicação; História e Teorias do Cinema e do Audiovisual.

Inscrições até 1 de Agosto.

sábado, 9 de julho de 2016

Jornalista ou publicitário, com experiência em social media: Goiânia

Jornalista ou publicitário, com experiência em social media, para trabalho em pré-campanha política. Urgente!
Há necessidade de dedicação integral e viagem. Quem tiver interesse enviar o currículo para edy@marcamaispropaganda.com.br.

terça-feira, 5 de julho de 2016

UFRN abre concurso para operador de câmera de cine e TV

Leia o edital.

JORNADA DE TRABALHO: 40h semanais
REQUISITOS: Ensino Médio Completo.
REMUNERAÇÃO: R$ 2.175,17, corresponde ao Vencimento Básico, podendo ser acrescido de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: Operar os controles das câmeras durante as gravações; operar o equipamento e mantê-lo nos padrões de níveis de vídeo e cor durante edições de imagens e cópias de programas; acompanhar gravações internas ou externas; instalar a aparelhagem; operar câmera de televisão e cinema segundo técnica definida; manter a cena em correta focalização; dominar os comandos de lente, foco e zoom, em qualquer situação; dar pareceres relacionados a assuntos artísticos e técnicos ligados à função; ajustar posição, foco, horizontalmente, ver ticalidade, alinhamento, níveis de cor, movimento e demais elementos de funcionamento da câmera; manejar a câmera seguindo a ação da cena, ajustando o objetivo e mantendo o equilíbrio de movimentos e composição dos quadros; gravar ou transmitir reportagens, programas e representações dramáticas; orientar o pessoal da iluminação e os trabalhadores ligados ao preparo e funcionamento das câmeras para assegurar a qualidade das transmissões; Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Ufes abre concurso para professores de jornalismo


Inscrições abertas para vagas nas áreas de Comunicação/ Jornalismo e Editoração/ Jornalismo Especializado (1) e Jornalismo e Editoração (1).

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Faculdade Cásper Líbero entra no mercado EAD e lança cursos gratuitos


A Cásper Líbero vai oferecer cursos gratuitamente. A iniciativa será possível por meio de plataformas digitais e no formato de ensino a distância (EAD). O objetivo da faculdade, segundo o diretor Carlos Costa da casa, é expandir o serviço e oferecer uma gama maior de cursos de curta e longa duração.

O projeto deu vida à plataforma Cásper Digital e foi lançado com duas opções de curso: Ética nas organizações e As mídias digitais e as relações humanas, ministrados pela especialista em comunicação organizacional Ágatha Camargo Paraventi e pelo doutor em Ciências Sociais Luis Mauro Sá Martino, respectivamente.
“Vamos auxiliar alunos e profissionais do ramo que necessitam de uma atualização. Além disso, a plataforma online levará a expertise da Cásper Líbero para fora do estado de São Paulo e também para outros países”, comentou Costa.
Os alunos interessados podem se inscrever por meio deste link, sendo que as vagas são limitadas. Os cursos possuem certificado e o aluno precisa acertar 70% das questões da avaliação online realizada ao término do curso. O serviço também conta com suporte 24 horas para auxiliar os estudantes.
Fonte: C-SE

SBT paga até R$ 10 mil por reportagens de freelancers

"Atenção, jornalistas!". É assim que começa o anúncio do SBT, que busca profissionais de rádio, jornal ou televisão para reportagens freelas. A ideia da emissora de Silvio Santos é que "casos jornalísticos" sejam veiculados pelo canal, sendo que o dono do material pode ser remunerado em até R$ 10 mil.
O regulamento informa que qualquer jornalista pode participar, sendo que o projeto não se trata de concurso. "O SBT está comprando qualquer assunto que possa ser apresentado em nossos programas de televisão. Não é concurso! É compra de casos jornalísticos", diz a campanha veiculada pelo canal.
Para oferecer a pauta, basta acessar este link e preencher o questionário com informações como nome, e-mail, telefone e sugestão de caso jornalístico - a descrição limita o texto em até 1000 caracteres com espaço.
sbt-paga-ate-r-10-mil-por-reportagens-de-freelancers
Fonte: C-SE