domingo, 30 de agosto de 2020

No rastro do dinheiro digital: novo curso do Centro Knight



O Centro Knight da Universidade do Texas abre curso online gratuito "No rastro digital do dinheiro público: como fiscalizar gastos da União, Estados e Municípios"para jornalistas e não-jornalistas.

Em quatro semanas os participantes deste curso gratuito vão aprender como o orçamento público funciona e como identificar potenciais casos de uso indevido do dinheiro do contribuinte.

sábado, 29 de agosto de 2020

Prorrogadas inscrições para seleção do Mestrado e Doutorado em Comunicação da UFG



Divulgada a retificação do Edital 02/2020 para o processo Seletivo de Aluno Regular do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás - turma 2021.

Período de inscrições de 10 a 11 de setembro de 2020.

Atenção! A solicitação da GRU deverá ser feita até o dia 9 de setembro. Demais informações constam no edital.

Aviso da retificação 

Edital 02/2020 retificado

Anexos Edital 02/2020

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Escola de dados oferece cursos online para comunicadores e pesquisadores

Escola de Dados oferece panorama sobre como utilizar dados na comunicação e sobre a publicação de dados em organizações e instituições públicas.

 

O 'Dados 360' é um curso voltado a comunicadores e pesquisadores que querem aprender a trabalhar com dados, enquanto a formação 'Publicadores de Dados - Da gestão estratégica à abertura' apresenta as melhoras práticas internacionais na publicação de dados abertos.

 

Ambos possuem 5 semanas de duração e terão aulas ao vivo com uma equipe de instrutores. As vagas são limitadas e esta é a última semana de inscrições no curso 'Publicadores'. Saiba mais.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Boitempo e Pirataria


Há alguns dias postamos a notícia (já excluída) de que a Editora Boitempo havia aberto seucatálogo digital para livre acesso.

A Editora avisa que não autorizou a abertura de seu catálogo e que portanto está sendo vítima de pirataria de suas obras.

Leia abaixo a íntegra na nota.


"Circula, desde a última semana, a falsa notícia de que a Boitempo teria liberado seus e-books gratuitamente, remetendo a um link que reúne arquivos piratas de obras de seu catálogo e de outras editoras. É desconhecida a origem dessa tentativa de sabotagem de atividades da editora, que expõe os leitores a arquivos inseguros e que subtraem páginas de créditos, notas de edição e outros arquivos das obras (ocultando o trabalho por trás dos livros).

A Boitempo tem um histórico de investimento na edição de obras digitais que sempre visou a ampliação do acesso à leitura, praticando preços com descontos em relação ao valor do impresso numa média superior à praticada pelo mercado editorial. Além disso, já realizou, sim, ações pontuais de liberação de e-books gratuitamente, com arquivos originais, seguros, e em contextos particulares, sempre com o consentimento de seus autores e sem onerar todos os profissionais envolvidos na edição.

Enquanto editora independente, a Boitempo sustenta suas atividades exclusivamente com a venda de livros, em meio impresso ou digital. Nesse momento dramático de crise do mercado editorial brasileiro, que tem sido especialmente duro para as pequenas e médias editoras, a Boitempo pede aos seus leitores – que a têm acompanhado ao longo dos últimos 25 anos, fundamentais para a construção dessa história – que não compartilhem essa notícia falsa e que ajudem a divulgar esse comunicado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#LeiaEmCasa #LeiaMarx #Boitempo #DefendaOLivro #JuntosPeloLivro #EditoraIndependente


terça-feira, 18 de agosto de 2020

Quais são as novas tendências de mercado da profissão de jornalista?

Manual para cobertura de eleições municipais é lançado pelo Projor e Insper

Foto: divulgação

Um guia básico voltado a jornalistas e demais interessados na cobertura das eleições municipais foi lançado pelo Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), que mantém o Observatório da Imprensa, em parceria com o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). O objetivo é fornecer informações e ferramentas para jornalistas, comunicadores e lideranças comunitárias.


Manual GPI Eleições 2020 faz parte do projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), idealizado pelo jornalista e fundador do Projor Alberto Dines (1931-2018).


O Manual está dividido em doze seções que incluem entrevistas com especialistas em políticas públicas, uma rica introdução a análise de dados e discussões éticas sobre boas práticas jornalísticas. Um dos destaques é a ferramenta Raio-X dos Municípios, que permite análises e comparações por municípios a partir de dados oficiais de fontes diversas.


Fonte: Obs da Imprensa

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Jornalismo: Uma provocação inadiável


O texto a seguir não segue o padrão acadêmico, mas tampouco é um artigo jornalístico tradicional. Ele é acima de tudo uma provocação para que tanto acadêmicos como jornalistas profissionais superem o divórcio que os divide, tendo em vista a dimensão das mudanças que ainda estão por ocorrer na comunicação e na informação. Os profissionais procuram a academia apenas quando precisam de respaldo teórico para seus projetos e os acadêmicos só chegam na imprensa quando lhes falta visibilidade popular.

Acontece que o jornalismo já mudou muito e vai mudar mais ainda, mas o muro corporativista ainda separa as duas vertentes da comunicação. Os desafios vão desde a necessidade de buscar uma nova definição de jornalismo capaz de incorporar as consequências socioeconômicas e culturais da digitalização, até o desenvolvimento de novas rotinas de investigação da realidade, passando pela experimentação de novos formatos narrativos. São muitos dilemas e muitas questões a serem resolvidas rapidamente.

Leia o texto completo do jornalista Carlos Castilho no Observatório da Imprensa.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Agência Pública dará bolsas de R$ 7 mil para repórteres investigarem mineração


Agência Pública e Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração vão distribuir quatro bolsas de 7 mil reais para repórteres produzirem reportagens investigativas,

Para se inscrever você precisa informar:
- Seus contatos
- Caso vá propor uma reportagem em equipe, os contatos dos outros integrantes
- Uma pequena biografia
- Links que comprovem sua experiência
- Título e resumo da proposta de pauta
- Pré-apuração
- Plano de trabalho
- Plano de orçamento
- Contato de uma referência profissional

Leia o regulamento.