A Educação em Goiás alcança mais um destaque positivo, desta vez conquistado pela Universidade Federal de Goiás. A unidade ficou em 2º lugar no Centro-Oeste (atrás apenas da Universidade de Brasília – UnB) e na 24ª posição nacional. Em relação às 177 instituições de ensino superior avaliadas na América Latina, a UFG foi classificada em 44º lugar.
Centro-Oeste no mapa do Ciberespaço:
compartilhando informações sobre Jornalismo, Comunicação, Educação, Literatura, Cultura Contemporânea, e áreas afins para profissionais, professores, escritores, pesquisadores, concurseiros, estudantes, e entusiastas.
(desde 2008)
quarta-feira, 28 de julho de 2021
Ranking internacional aponta UFG como a 2ª melhor do Centro-Oeste e 24ª do Brasil
sexta-feira, 16 de julho de 2021
Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre abre vagas para jornalista, publicitário e RP
- 3 vagas (CR): jornalista, publicitário e relações públicas
- Remuneração: R$ 5.481,41 (40h)
- Inscrição: até 11 de agosto (12h)
- Taxa: 120,00
- Banca: Objetiva (concursos.objetivas.com.br)
- Data da prova: 12 de setembro
- Prova objetiva de conhecimentos específicos (15 questões, peso 2,5), língua portuguesa (12), matemática e raciocínio lógico (10), informática (5), legislação (4) e conhecimentos de administração pública (4)
- Edital - https://url.gratis/pMoJW4
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Abertas inscrições para o Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU Remote 2022 na República Tcheca
O Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica, com apoio das Embaixadas do Brasil e da República Tcheca, comunica que estão abertas as inscrições para o Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU Remote 2022.
O Programa UNIGOU Remoto é destinado a estudantes brasileiros de graduação, mestrado e doutorado que buscam aprimorar suas habilidades científicas e profissionais em um ambiente internacional durante os 3 meses de duração do programa. Em cooperação com as universidades e centros de pesquisas da República Tcheca o programa tem por objetivo estreitar as relações entre os dois países, por meio de um programa de cooperação científica e treinamento acadêmico de excelência. Os estudantes brasileiros participantes do UNIGOU desenvolverão atividades acadêmicas e científicas referentes às suas áreas de formação, em cooperação com os pesquisadores das instituições parceiras, na República Tcheca. Nesta edição, as atividades serão conduzidas de forma remota, com o auxílio de ferramentas online.
Período de Inscrição: até 30 de Agosto de 2021 . Duração do Estágio: 2 a 3 meses.
Idioma do Programa: Inglês.
Universidades parceiras: Czech Technical University in Prague, Charles University in Prague, University of Life Sciences in Prague, Metropolitan University in Prague, Technical University in Brno, Masaryk University in Brno, Mendel University in Brno, University of West Bohemia, Technical University in Liberec, University of South Bohemia, University of Pardubice, University of Hradec Králové, Palacky University Olomouc, Czech Academy of Sciences.
Áreas de Interesse: Engenharias, Química, Física, Matemática, Computação, Biologia, Ciências da Saúde, Pedagogia, Psicologia, Geografia, História, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Economia, Relações Internacionais, Administração, Marketing, Direito, Arquitetura, Música e Letras.
Requisitos: Ser brasileiro; possuir Inglês fluente; ser estudante de IES reconhecida pelo MEC haver concluído, no mínimo, 2 anos do curso de graduação; possíveis requisitos técnicos de acordo com o tópico de colaboração.
Critérios de Seleção: Avaliações online, análise de currículo e carta de motivação.
Inscrições: Estudantes interessados em participar do Programa devem verificar a lista de tópicos disponíveis em sua área de formação e se inscrever por meio do endereço https://www.incbac.org/.
Procedimentos: Após a inscrição, o estudante receberá um email com mais instruções e será solicitado a enviar sua carta de Motivação (online, receberá um link) e seu currículo em inglês (por e-mail). Após, o estudante será convidado para as provas de avaliação online de proficiência em inglês e habilidades gerais.
Resultados: os resultados do processo seletivo e início das atividades serão comunicados diretamente aos candidatos, seguindo o calendário do Programa UNIGOU Remoto.
terça-feira, 13 de julho de 2021
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou o prazo de inscrição para a seleção de dois roteiristas que irão cursar o mestrado profissional de formação de roteirista nos Estados Unidos. Os interessados devem preencher o formulário no site da Comissão Fulbright Brasil até as 23h59 de 23 de julho. A divulgação do resultado está prevista para setembro e o início das atividades para agosto de 2022.
As bolsas terão duração de até 21 meses. Os custos serão repartidos entre a Fundação brasileira e a Comissão estadunidense. A Capes pagará as taxas acadêmicas e administravas. Já a Fulbright arcará com valor mensal variável, a depender do campus e de decisão do governo americano, além de seguro-saúde, passagem aérea internacional de ida e de volta na classe econômica e auxílio-instalação de US$1 mil.
O Edital nº7/2021 é parte do Programa Capes-Fulbright – Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting. Para se candidatar, é necessário ter nacionalidade brasileira, ser bacharel em curso de no mínimo quatro anos, ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções audiovisuais, não ser mestre ou doutor e não ter outra bolsa. É necessário, ainda, comprovar nível de proficiência na língua inglesa, por meio do TOEFL IBT, com no mínimo 102 pontos, ou IELTS, com pontuação de ao menos 7. A documentação completa exigida está no edital.
Dúvidas no momento da inscrição devem ser encaminhadas até três dias úteis antes do fim do prazo para cinema@fulbright.org.br. O e-mail para contato da CAPES em relação a esse programa é o fulbright@capes.gov.br.
Sobre o programa
O Programa CAPES-Fulbright – Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting é fruto da parceria entre a CAPES e a Comissão Fulbright. Os objetivos incluem proporcionar a formação qualificada de profissionais brasileiros, complementar a formação técnica e especializada na formação de roteiristas para a produção audiovisual, estreitar as relações bilaterais entre Brasil e EUA na área e dar maior visibilidade à produção audiovisual, tecnológica e cultural do País.
Fonte: Governo do Brasil
segunda-feira, 12 de julho de 2021
19 programas de bolsas de estudo para o Canadá, EUA, Alemanha e China
Confira a seleção de programas de bolsas de estudos com inscrições abertas em julho
Por Estudar Fora
Bolsas de Graduação
Bolsa de estudo na Austrália
A australiana Universidade de Sidney está com inscrições abertas para bolsas de estudo de até $ 40.000 em cursos de graduação e mestrado. A bolsa Vice-Chancellor International Scholarships Scheme (VCIS) cobre apenas o primeiro ano do curso e não é possível renová-la nos anos seguintes.
Para concorrer à uma das bolsas, é necessário se inscrever em um dos cursos de graduação ou mestrado oferecidos pela universidade e realizar o pedido durante a inscrição. De acordo com o site da universidade, “a bolsa será oferecida conforme a disponibilidade de fundos”.
São 4 tipos de bolsas disponíveis:
- $40,000 para um ano em semestres consecutivos de um curso;
- $20,000 para um semestre;
- $10,000 para um semestre;
- $5,000 para um semestre.
Nenhum formulário extra é exigido. Interessados devem se candidatar até o dia 5 de julho.
Bolsa de estudo nos Cazaquistão
As inscrições para o programa Kazakhstan Scholarships for International Students 2021 (Bolsas de estudo do Cazaquistão para Estudantes internacionais) estão abertas. Promovida pelo Ministério da Educação e Ciências do Governo do Cazaquistão, a iniciativa oferece 550 bolsas para graduação, mestrado e doutorado para qualquer uma das universidades do país.
As bolsas cobrem todos os gastos com mensalidade e taxas e incluem um auxílio mensal para os alunos que variam de acordo com o progresso acadêmico. Em 2021, o programa inclui 490 bolsas para graduação, 50 para mestrado e 10 para doutorado.
A documentação que deve ser enviada varia de acordo com o tipo de bolsa que o estudante está aplicando. Entretanto, devido às tradições do país, todas as inscrições devem incluir um “atestado médico de estudo no exterior e atestado médico de ausência de doenças”. Veja o formulário de inscrição aqui. Os documentos devem estar em Inglês, Cazaque ou Russo e ser enviados até o dia 20 de julho.
Bolsa de estudo na Coreia do Sul
A Universidade KAIST, da Coreia do Sul, está com inscrições abertas para bolsas de estudo para os programas de graduação. Estudantes internacionais podem concorrer para os cursos que começam em agosto deste ano, entretanto, as bolsas KAIST são permanentes e anuais.
A Universidade KAIST tem foco nas áreas de ciências e tecnologias, inovação e empreendimento. As bolsas de estudo incluem a cobertura de 100% das taxas por 8 semestres, ou seja, pelos 4 anos de graduação, um auxílio de custo de KRW$ 350,000 por mês e plano de saúde.
Interessados devem preencher o formulário online e enviar a documentação exigida, que inclui uma carta de recomendação. Interessados devem se inscrever até o dia 30 de junho. Acompanhe nossa página para receber as atualizações sobre as bolsas KAIST.
Bolsa de estudo nos Estados Unidos
Bolsas integrais e parciais para estudantes internacionais na Snow College
O Snow College, uma faculdade gratuita localizadas no estado de Utah, está oferecendo bolsas integrais e parciais para estudantes de graduação internacionais. A bolsa integral oferece um auxílio de $19.000 dólares para cobrir taxas variadas, assistência de saúde e despesas com estadia pelo período de 1 ano.
Os critérios de avaliação são mérito com base no histórico acadêmico, experiências extra-curricular, voluntárias e compromisso em ajudar os outros. O prazo para a inscrição para o segundo semestre de 2020 é 1º de outubro. As inscrições serão analisadas com base na data de envio.
Veja aqui a lista de cursos oferecidos e mais informações sobre as bolsas. Para se inscrever, preencha este formulário.
Bolsas para Pós-graduação
Bolsas de estudo na Alemanha
Universidade de Humboldt abre inscrições para bolsas de doutorado
As inscrições para bolsas nos programas de doutorado na Universidade de Humboldt, na Alemanha, estão abertas. Promovido pelo fundo de financiamento Humboldt Research Track, o programa oferece financiamento para quem está saindo do mestrado e entrando em um dos programas de doutorado da universidade.
Os critérios de seleção são excelência acadêmica e uma proposta de projeto de doutorado original e de alta qualidade. Interessados podem se inscrever ainda no processo de finalização do mestrado, entretanto, para efetuar a matrícula e receber a bolsa, é necessário apresentar o diploma de conclusão.
As bolsas de estudo são de € 800,00 por mês durante os 6 primeiros meses, com possibilidade de extensão para mais 6 meses. Estudantes com filhos recebem um valor adicional de € 400,00 e mais € 100,00 por criança, caso tenha mais de um filho.
Os documentos devem ser enviados em Alemão ou Inglês. Para mais informações, veja a página oficial do programa de bolsas. Inscrições devem ser submetidas até o dia 15 de julho.
Programa DAAD de Políticas Públicas e Boa Governança para futuros líderes
O DAAD Helmut-Schmidt, programa de Políticas Públicas e Boa Governança, tem objetivo apoiar futuros líderes em países em desenvolvimento que atuem na promoção da democracia e justiça social.
As bolsas de estudo incluem um subsídio de €$ 861,00 por mês, subsídio para a viagem e moradia, além de seguro-saúde. Os programas são oferecidos em Inglês e Alemão. Confira mais informações sobre todas as bolsas DAAD aqui.
A documentação deve ser enviada em inglês ou alemão. A lista completa, todos os critérios de seleção e inscrição para as bolsas estão disponíveis neste link. Interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho.
DAAD Scholarships abre inscrições para mestrado e doutorado na Alemanha
Maior programa de bolsas internacionais do mundo, DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) está com inscrições abertas para estudantes de mestrado e doutorado com estudos relacionados à desenvolvimento nas áreas de ciência aplicadas, arte e humanidades, negócios e direito, educação e língua, engenharia, ciência natural e ciências sociais. As bolsas contemplam os alunos por, no mínimo, dois anos em uma universidade alemã estadual ou reconhecida.
A bolsa para estudantes de mestrado é de 850 euros e para doutorado é de 1.200 euros. Além do auxílio financeiro, os contemplados receberão seguro saúde, auxílio viagem e 230 euros para auxílio em pesquisa.
Para interessados, veja a lista de documentos e formulários exigidos aqui. Confira a lista de cursos disponíveis aqui. Inscrições devem ser feitas até dia 31 de agosto.
Instituto Leibniz de História Europeia oferece bolsas de PhD e Pós-doutorado
O Leibniz-Institut für Europäische Geschichte (Instituto Leibniz de História Europeia), um instituto público de pesquisa em história localizado na cidade de Mains, está com inscrições abertas para bolsas de pesquisa nos níveis PhD e pós-doutorado. Segundo o Instuto, a bolsa tem como objetivo “ajudá-lo a desenvolver seu próprio projeto de pesquisa em estreita colaboração com pesquisadores que trabalham no IEG”.
Para o pós-doutorado, os candidatos devem ter concluído o doutorado até, no máximo, 3 anos antes e apresentar um relatório final deste projeto para concorrer à bolsa. Já as bolsas de PhD são voltadas para alunos que tenham “pelo menos um grau de mestrado em história, teologia ou outra disciplina que funcione historicamente”. Interessados em se inscrever no PhD, os documentos devem ser enviados até o dia 15 de agosto. Para o pós-doutorado, o prazo é 15 de outubro.
Fundação Alexander von Humboldt oferece bolsas de estudo para “líderes do amanhã”
Já estão abertas as inscrições para o programa anual de uma das instituições mais renomadas da Alemanha para apoio à pesquisa. A Fundação Alexander von Humboldt concede a bolsa German Chancellor Fellowship para estudar por um ano no país europeu. O prazo de candidatura termina em 15 de setembro.
Os interessados(as) devem ter nacionalidade brasileira e diploma de curso de graduação concluído pelo menos doze anos antes do início da bolsa (1º de outubro de 2022), além de experiência inicial de liderança comprovada. É necessário ter proficiência em inglês e/ou alemão e apresentar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante um ano, detalhado e elaborado de forma independente.
Universidade Alemã de Ciências Aplicadas oferece 10 bolsas para estrangeiros
Com opções de cursos online e presenciais, a alemã IU de Ciências Aplicadas está oferecendo bolsas de até 80% para os cursos online. Para as bolsas em cursos presenciais, a instituição solicita que os interessados entrem em contato para maiores informações. A ajuda de custo contempla diplomas de graduação, mestrado e MBA, com duração de um a dois anos.
Bolsas de estudo na Austrália
A Universidade de Flinders, instituição pública australiana localizada em Adelaide, está com inscrições abertas para 5 Bolsas Internacionais de Pesquisa em Pós-Graduação. Como parte do Australian Government Research Training Program (AGRTP) Scholarship, serão oferecidas até 10 bolsas para pós-graduação na Austrália.
As bolsas são voltadas para estudantes internacionais que desejam fazer um mestrado ou doutorado com pesquisa em diversas áreas. O programa têm duração de até três anos e os estudantes selecionados receberão um auxílio no valor anual de $28,597 mil dólares australianos, além de diversas ajudas de custo. As candidaturas podem ser enviadas por e-mail até 06 de agosto.
Bolsa de estudo na Áustria
Bolsas de estudo para pós-graduação no Instituto Afro-asiático de Salzburg
O programa One-World-Scholarship, financiado pelo poder público da Áustria e instituições de ensino superior do país, é uma bolsa parcial destinada a estudantes da América Latina, África e Ásia que desejam pesquisar junto ao Instituto Afro-asiático de Salzburg.
Os campos de pesquisas que integram o instituto englobam temas, como: redução de pobreza, justiça social, uso sustentável de recursos naturais, segurança alimentar, energias renováveis, proteção ambiental, turismo sustentável, urbanização, saúde, direitos humanos, democratização, boa governança, combate à corrupção, prevenção e resolução de conflitos, relações internacionais e diálogos interculturais etc.
Para estudantes de mestrado, as bolsas oferecem uma remuneração de € 500,00 por mês, para o doutorado, o valor sobe para € 550,00. Os bolsistas podem optar por uma das universidades a seguir, localizadas nas cidades de Salzburg e Tyrol: Uni. Salzburg, Uni. Innsbruck, FH Salzburg, MCI e FH Kufstein.
Os critérios para seleção incluem necessidades financeiras, comprovação de bom progresso acadêmico e interesse nos assuntos pesquisados no Instituto. Veja aqui mais informações sobre o programa. Interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho neste link.
Bolsas de estudo no Canadá
Programa Banting de pós-doutorado oferece bolsas para diversas instituições canadenses
O governo canadense está com inscrições abertas para o programa Banting Postdoctoral Fellowships. O programa contemplará 70 pesquisadores com uma bolsa de 70 mil dólares canadenses por ano e tem duração de até dois anos. O programa é voltado para pesquisadores canadenses e estrangeiros. As inscrições para as bolsas de pesquisa no Canadá se encerram dia 22 de setembro.
segunda-feira, 5 de julho de 2021
Faculdade de Letras da UFG ganha edital da Embaixada dos EUA para oferecer curso de inglês
O Velf corresponde a um professor visitante com qualificação em nível de doutorado e irá atuar virtualmente na UFG por quatro meses (de agosto a novembro de 2021) em duas frentes principais. Uma delas é a oferta do curso virtual de graduação Conversação Nível Intermediário a ser oferecido pela Faculdade de Letras como Núcleo Livre para atingir estudantes de diferentes cursos de graduação. O segundo é a oferta de dois cursos virtuais para a UFG Doutoral junto à Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG): um curso de escrita acadêmica e outro de preparatório para o Test of English as a Foreign Language (Toefl) voltados a discentes de pós-graduação.
sexta-feira, 2 de julho de 2021
Inscrições abertas para o 11º Curso Estadão de Jornalismo Econômico
Jovens jornalistas têm até 30 de julho para se candidatar; curso será realizado
a distância, entre 13 de setembro e 10 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o 11º Curso Estadão de Jornalismo Econômico, parceria do Estadão e da Agência Estado com a Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP). As inscrições para o programa de capacitação gratuito, um dos mais tradicionais do País para a formação de jovens jornalistas em economia, vão de 1 até o dia 30 de julho.
Podem participar da seleção alunos do último semestre de jornalismo ou jornalistas recém-formados (2019, 2020 e 2021/1).
Todo o processo seletivo será feito de modo virtual. As aulas estão previstas para ocorrer também no formato EAD, em período integral, de 13 de setembro a 10 de dezembro. A depender da evolução do calendário de vacinação para jovens e condições de segurança sanitária em relação ao novo coronavírus, algumas atividades poderão ser realizadas de forma semipresencial.
A turma será formada por 25 focas – apelido dado a iniciantes na profissão – aprovados em seleção nacional e outros jovens jornalistas que trabalham no Grupo Estado. O programa inclui aulas teóricas de economia com professores da FGV, além de palestras e entrevistas coletivas com importantes nomes da economia e da política nacionais. O curso conta com o patrocínio do Mercado Pago.
A seleção
Na primeira etapa do processo, os candidatos preenchem um formulário online, com dados pessoais, currículo e justificativa de interesse no curso, além de sugerirem uma pauta em vídeo e texto. O formulário (http://bit.ly/3x4JFyk) está disponível no site www.estadao.com.br/focas, no perfil do Estadão no Linkedin (www.linkedin.com/company/estadao) e no Vagas.com.br (https://www.vagas.com.br/v2230430).
Os aprovados para a segunda fase participam de uma dinâmica de grupo por videochamada, ao fim da qual precisam escrever uma reportagem econômica sob as orientações da coordenação do curso. Cerca de 75 candidatos serão convidados para essa segunda etapa, que ocorre entre 23 e 27 de agosto.