A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lançou edital para seleção de pesquisador de pós-doutorado nas áreas de antropologia, psicologia, pedagogia, saúde pública, artes, literatura, estudos culturais, direitos humanos ou áreas afins. O selecionado receberá bolsa de R$ 9.047,40 por 12 meses e colaborará para o programa Caminho da Cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas, liderado pelas titulares da Cátedra em 2024, as indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites.
Os candidatos podem se inscrever das 10h do dia 8 até as 18h de 21 de fevereiro por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos, incluindo pré-projeto de pesquisa e carta de motivação. Será necessário comprovar desempenho acadêmico e produção científica relacionados à temática indígena e experiência em trabalho de campo, realização de entrevistas, levantamento de conteúdos, e em pesquisas com povos indígenas. São diferenciais a habilidade na operação de equipamentos de áudio e vídeo e de aplicativos para o desenvolvimento da pesquisa e sua comunicação.
Veja todos os requisitos no edital.
No dia 1º de março será divulgada a lista dos selecionados para entrevista nos dias 4 e 5 com a coordenação da Cátedra e as catedráticas. A divulgação do resultado final do processo seletivo acontecerá no dia 7 de março, no site do IEA.
Atividades
O bolsista participará do planejamento das ações relacionadas ao programa da trinca, do desenvolvimento de pesquisas, organização e realização de encontros e ciclos de palestras, eventual execução de curso que poderá ser oferecido no segundo semestre, bem como da elaboração dos produtos da titularidade. É necessário ter disponibilidade para viagens para trabalho de campo.
Durante as atividades, o pós-doutorando irá interagir constantemente com a coordenação da Cátedra e o corpo funcional do IEA-USP, tanto em reuniões quanto na organização e produção das atividades administrativas, culturais e acadêmicas.
São deveres do bolsista e condições para permanência no Programa de Bolsas:
· Apresentar bom desempenho acadêmico;
· Cumprir as atividades propostas no projeto;
· Cumprir a carga horária prevista;
· Respeitar o cronograma de execução do projeto;
· Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas;
· Apresentar relatório de atividades parciais e final;
· Não acumular o recebimento de bolsas;
· Fazer referência à condição de bolsista da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência nas publicações, trabalhos apresentados e quaisquer outros meios de divulgação dos resultados do projeto;
· O cumprimento do Código de Ética da USP e, conforme o projeto de pesquisa, eventuais normas éticas específicas.
A Cátedra Olavo Setubal é uma iniciativa do IEA em parceria com a Fundação Itaú. Foi criada em 2015 com o intuito de fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.
Fonte: por Fernanda Rezende - IEA/USP