quarta-feira, 18 de março de 2020

Chamada Revista Observatório: Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização

A Revista Observatório convida pesquisadores a submeterem seus artigos ao dossiê “Histórias de Vida na comunicação: dos estereótipos à (possibilidade de) humanização”, previsto para ser publicado no segundo semestre de 2020. Prazo de recebimento dos textos: 30.05.2020

 As histórias de vida vêm, há tempo, sendo defendidas por pesquisadores da área de Comunicação como uma alternativa para os relatos tecnicistas e focados em estatísticas. Dessa maneira, corresponderiam a uma forma de expressão da identidade e produziriam, como efeitos, a humanização e a representatividade. Simultaneamente, defende-se que a utilização dessas histórias, quando retratam a diversidade, seria capaz de quebrar estereótipos. No entanto, questiona-se: em que medida a história de vida consegue se desvencilhar dos padrões sociais e dos discursos hegemônicos? De que forma as histórias de vida utilizadas nas narrativas midiáticas representam e promovem a inclusão e a exclusão sociais? Como caracterizar a humanização na mídia na pós-modernidade? O que significa humanizar no contexto da expressão da diversidade e da fluidez contemporânea? De que maneira é possível conceber o humano no discurso jornalístico, publicitário, cinematográfico e literário?
O dossiê, que será publicado em português e inglês, recebe contribuições até o dia 30 de maio, quando o texto em uma das línguas deve ser cadastrado na plataforma da revista. Após a avaliação por pares e seleção das contribuições que vão compor o dossiê, o autor deverá providenciar a versão em língua estrangeira. Os textos devem ser inéditos e ser assinados por pelo menos um doutor.

Nenhum comentário: