quinta-feira, 24 de junho de 2021

Revista Teoria e Cultura recebe, até 30 de junho, submissões para o dossiê "Afetos, políticas e sexualidades não-monogâmicas"



A revista Teoria e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF) está recebendo artigos para o dossiê "Afetos, políticas e sexualidades não-monogâmicas". Este dossiê pretende reunir trabalhos de diferentes campos disciplinares sobre relações não-monogâmicas, aqui entendidas como dissidências sexuais e amorosas do modelo diádico e exclusivo, hegemônico nas sociedades ocidentais. Nos últimos anos, pesquisas que problematizam a monogamia compulsória têm emergido no país, acompanhando a tendência do contexto acadêmico euro-americano. 

Com o intuito de articular e sistematizar produções recentes e ainda dispersas, chamamos trabalhos voltados às vivências amorosas e sexuais não-monogâmicas, como o poliamor, as relações livres ou abertas, o swing, a anarquia relacional, entre outras. Interessam-nos suas articulações com os marcadores sociais das diferenças e com as corporalidades, bem como as disputas morais, políticas e jurídicas a respeito do tema.

Organizadores: Antonio Pilão (UFJF), Mônica Barbosa (UFRGS), Dardo Lorenzo Bornia Junior (IFRS) e Maria Silvério ( CRIA/ISCTE-IUL)

Os artigos deverão ser enviados para a plataforma da revista até 30 de junho de 2021. 

 

 

Nenhum comentário: