Com o tema “Jornalismo e Cultura digital na Era da Desinformação”, o XV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) acontecerá de 23 a 26 de novembro de 2021, organizado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/Imperatriz).
O objetivo do Simpósio é oferecer um espaço, online e gratuito, para divulgação científica e popularização das pesquisas realizadas no âmbito da graduação e da pós graduação, ampliando discussões que abordem os fenômenos decorrentes da comunicação em ambiente digital, em especial, os desafios do Jornalismo, em meio a um contexto de crise informacional. O evento acolherá os trabalhos em dois espaços, de acordo com o edital abaixo.
Grupos de Trabalho (GTs)
As propostas para os GTs devem ser enviadas em forma de trabalhos completos, de 10 a 15 páginas. Os papers devem ser enviados de 01 a 20/09/2021 e o resultado dos aceites será divulgado até o dia 03/10/2021. Os artigos aceitos serão publicados posteriormente nos Anais do evento.
Os trabalhos poderão ser inscritos em um dos 6 eixos:
1) Comunicação, Gênero e Raça;
2) Estudos sobre Jornalismo;
3) Comunicação e Cibercultura;
4) Comunicação e Política;
5) Comunicação e Processos Subjetivos;
6) Comunicação, Cultura e Memória.
Podem enviar trabalho para o XV SIMCOM doutores(as) (desde que em parceria com estudantes), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) e, em parceria com pesquisador/a/es em um dos níveis anteriores, graduados(as) e graduandos(as). Cada participante pode enviar apenas 1 texto em autoria principal e 1 em co-autoria. Os papers aceitos deverão ser apresentados no evento por meio de videoconferência.
As propostas devem ser enviadas para o e-mail simposiojornalismoitz@gmail.com com o seguinte assunto: Proposta para GT(número do GT) (nome do GT).
Ex: Proposta para GT3 Comunicação e Cibercultura.
Mostra de produtos e TCCs
Para a Mostra de Produtos e TCCs, cada proponente poderá submeter apenas 1 produto na condição de autor(a) principal e um na condição de co-autor(a). Para a submissão, o(a) proponente deverá informar nome completo e instituição a que está vinculado(a), e pode ser graduando(a), graduado(a) ou mestrando(a).
O resumo expandido, escrito em português, deve ter relatos sobre a produção da obra, contemplando aspectos teóricos e práticos de forma objetiva, e elementos fundamentais do produto. As propostas devem ser enviadas de 01 a 20/09/2021, pelo site do evento, e podem ser de 2020 e 2021, a serem enquadradas em uma das 11 categorias abaixo:
1) Audiovisual;
2) Reportagem ou Entrevista (televisão e multimídia);
3) Fotografia;
4) Áudio;
5) Reportagem;
6) Entrevistas;
7) Jornalismo de serviço;
8) Revista;
9) Livro-reportagem;
10) Produtos em Assessoria de Imprensa;
11) Trabalhos científicos de Conclusão de Curso.
Além do Resumo Expandido, também deve ser enviado para avaliação:
1) Audiovisuais: link do repositório que armazena o trabalho ou pasta zipada (no caso de fotografias);
2) Impressos: matéria/lista/entrevista/revista/livro diagramado/a ou não, em formato PDF;
3) Produtos em Assessoria de Imprensa: plano de comunicação/jornal mural/projeto de assessoria/ relato de caso.
Os produtos passarão por 3 etapas de avaliação. A primeira será feita pela Coordenação da mostra, que vai verificar se os produtos submetidos atendem a normas e padrões exigidos, conforme o resumo enviado. O resultado da primeira fase deve ser divulgado no site do evento dia 03/10/2021. O produto dentro das normas será encaminhado para a segunda avaliação: análise dos produtos e atribuição de pontuação por profissionais selecionados pela Coordenação. A terceira refere-se ao momento de apresentação (objetividade e domínio), durante o evento. Os produtos e TCCs aceitos para a mostra deverão ser apresentados no evento por meio de videoconferência.
As propostas devem ser enviadas para o e-mail simposiojornalismoitz@gmail.com com o seguinte assunto: Proposta para Mostra de produtos 2021 – (Nome da categoria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário