sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Curso de Jornalismo da FIC/UFG em Goiânia recebe 4 Estrelas do Guia do Estudante



A partir desta sexta-feira, dia 04 de novembro, todas as informações sobre o Guia da Faculdade 2022 poderão ser consultadas nos seguintes sites:

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 17 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:


Participação das Instituições de Ensino Superior
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastram pela primeira vez ou atualizam as informações sobre os seus cursos e sobre os dados de divulgação e de contato das IES.


Cursos avaliados
Com base nessas informações, a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2022, eles precisaram atender aos seguintes critérios:
. Ter a titulação de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia;
. Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2021);
. Ter ao menos uma turma em andamento.


O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica.

A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.


Informações utilizadas
A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos


Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.


Avaliadores
Em 2022 contamos com mais de 10.000 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

Estes docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:
. Para a qualidade do corpo docente
. Para a qualidade do projeto pedagógico
. Para a qualidade da infraestrutura

Nenhum comentário: