Há dezoito anos o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) organiza um evento que, com o tempo, cresceu e tornou-se o Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação (Semic). Há três anos, desdobra-se também no Semic Jovem, destinado exclusivamente a estudantes de graduação. A estrutura do Semic e do Semic Jovem, que ocorrem no formato remoto e com inscrições gratuitas, envolve conferências e Grupos de Trabalho (GTs).
A XVII edição do Semic e III Semic Jovem tem como tema central as “Interfaces da Inteligência Artificial com a Comunicação e a Informação”. A Inteligência Artificial está presente em nosso cotidiano há muito tempo, seja em eletrodomésticos, em robôs que auxiliam e fazem cirurgias sozinhos, ou em sistemas de análises epidemiológicas, dentre outras. Essa tecnologia pode ser considerada uma vilã, mas também uma importante ferramenta que contribui para processos comunicacionais e informacionais da nossa sociedade. Nesse sentido, o debate ético, estético e teórico são essenciais para que possamos refletir sobre essas IAs dentro do nosso contexto científico e profissional. Os impactos tecnológicos e suas relações com as novas ferramentas de comunicação nos permitem, desta forma, reflexões sobre as mais diversas (re)configurações culturais, informacionais e cidadãs. Possibilitam também a compreensão de uma nova metamorfose da sociedade, calcada nos impulsos das novas redes que são, cada vez mais, atravessadas por lógicas de sociabilidade técnica e de mediação algorítmica. No XVII Semic e III Semic Jovem, tais questões serão abordadas nas conferências e transversalizadas nos Grupos de Trabalho (GTs).
Nesta edição, os três trabalhos de maior evidência em cada GT receberão uma certificação de destaque na atividade de encerramento do evento, e, ampliados, comporão os e-books do XVII Semic e do III Semic Jovem.
Fonte: Semic
Nenhum comentário:
Postar um comentário