domingo, 28 de janeiro de 2024

Defensoria Pública do DF promove 1º Mutirão de Alistamento Militar de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas


 Primeira ação realizada no país foi articulada com a Junta do Serviço Militar da Administração Regional do Plano Piloto e será realizada amanhã, segunda-feira (29/1), Dia Nacional da Visibilidade Trans.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NDH), promoverá o 1º Mutirão de Alistamento Militar para Homens Trans e Pessoas Transmasculinas. A ação, articulada com a Junta do Serviço Militar da Administração Regional do Plano Piloto, é a primeira realizada no país. O evento será realizado na próxima segunda-feira (29/1), Dia Nacional da Visibilidade Trans, das 8h às 14h, no auditório da Administração Regional do Plano Piloto, localizado no Setor Bancário Norte, quadra 02, bloco K, ed. Wagner, 2º subsolo.

O alistamento é voltado para aqueles que já retificaram nome e gênero nos documentos civis para o gênero masculino. Para participar, é necessário entrar em contato com NDH/DPDF por meio do número (61) 9 8244-2516 e manifestar interesse em participar da comissão de seleção ou da dispensa direta. Também é necessário encaminhar a cópia de um documento oficial com foto (CNH, RG, passaporte, carteira de trabalho); o número do CPF; a cópia da nova Certidão de Nascimento e a cópia de um comprovante de residência.

Para participar, é necessário ainda pagar a multa de alistamento fora do prazo (para aqueles que realizaram a mudança de nome e gênero há mais de 30 dias) e a taxa de emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação, ambas no valor de R$ 5,91. O pagamento é feito via PIX, por meio da leitura de QRCODE. Para aqueles que não puderem efetuar os pagamentos, será possível realizar o pedido de isenção de taxas pelo NDH/DPDF.

Os participantes deverão se atentar para as regras sobre vestimentas, sendo necessário o uso de calça, tênis ou sapato, camisa ou camiseta (proibido o uso de blusa “regata”). Não é permitido usar certos tipos de adereço na cabeça, tal como bonés ou chapéus.

Para o Defensor Público e chefe do NDH/DPDF, Ronan Figueiredo, a realização de mutirões de alistamento militar para homens trans e pessoas transmasculinas é de grande importância. “A ação inclui e reconhece a identidade de gênero, elimina barreiras discriminatórias, promove a diversidade nas Forças Armadas, conscientiza e educa, além de desenvolver políticas inclusivas”, pontuou.

Fonte: Defensoria Pública Distrito Federal

Nenhum comentário: