Confira a chamada completa:
Em 1995, o surgimento dos primeiros websites brasileiros dedicados à cobertura noticiosa deu início a um novo e disruptivo modo de praticar jornalismo: o Jornalismo Digital. No começo, até por questões técnicas, essa vertente se limitava a transpor conteúdos de outras mídias, sobretudo de veículos impressos. Mas logo ganhou linguagem e características próprias, reconfigurando permanentemente nosso campo.
Hoje, três décadas depois, representa o segmento jornalístico mais praticado e estudado mundo afora. A finalidade deste Seminário, portanto, é marcar os trinta anos de Jornalismo Digital no Brasil. Ele integra uma rede de eventos semelhantes, organizados por instituições de países ibero-americanos, como Portugal e Espanha, que comemoram a mesma efeméride ao longo de 2025.
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuando desde 1995, o GJOL é um dos primeiros grupos do Brasil a investigar o jornalismo em ambientes digitais e as novas tecnologias de comunicação. Até o momento, já formou 56 mestres e doutores.
A programação acontecerá nas dependências da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA e também no formato online. Haverá oficinas, paineis e mesas redondas, além da apresentação de resumos expandidos. A conferência de abertura será ministrada pelo professor e pesquisador português João Canavilhas (Universidade da Beira Interior). Demais detalhes da programação, bem como o valor das inscrições, serão divulgados em breve.
Chamada para resumos expandidos
A pesquisa em jornalismo digital e suas epistemologias (Ekstrom, Lewis e Westlund, 2019) ganhou forma e evoluiu muito nestes 30 anos. São trabalhos que investigam conceitos, teorias, questões técnicas e éticas, contextos históricos, práticas, formatos, narrativas, produtos e processos do jornalismo em ambientes digitais.
Esta chamada de trabalhos convida mestrandos, doutorandos, mestres e doutores a submeterem resumos expandidos (até 1000 palavras, incluindo referências), que contribuam para a pesquisa em jornalismo digital no Brasil e no mundo. Os resumos devem conter: o tópico e sua relevância, hipótese ou argumento, referencial teórico-conceitual, metodologia, resultados alcançados e/ou previstos e até cinco palavras-chave (baixe o template). Serão aprovados até 30 resumos expandidos, que serão divididos, de acordo com as temáticas, em grupos de trabalho. No ato da submissão, o participante deverá optar pela apresentação presencial ou remota.
O comitê científico do Seminário indicará, entre os resumos aprovados, os que irão integrar o dossiê especial “30 anos de pesquisa em jornalismo digital no Brasil” da Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura do Póscom | UFBA. Os artigos completos para o dossiê serão enviados até 31 de julho, para publicação no segundo semestre de 2025.
Prazo para envio dos resumos expandidos: 17 de fevereiro a 25 de março de 2025, por meio deste formulário: https://forms.gle/
Baixe o template da submissão.
Divulgação dos aceites: 10 de abril de 2025
Realização do evento: 21 a 23 de maio de 2025
Mais informações: https://gjol.net/
Organização: Suzana Barbosa, Lívia Vieira, Washington José de Souza Filho, além de acadêmicos e pesquisadores do Gjol.
Comitê Científico:
Adalton dos Anjos Fonseca (UESB)
Adriana Barsotti (UFF)
Ana Lúcia Prado (UFPA)
André Lemos (UFBA)
André Holanda (UFRRJ)
André Fagundes Pase (PUC-RS)
Carlos Franciscato (UFS)
Carmem Carvalho (UESB)
Claudia Quadros (UFPR)
Eduardo Campos Pellanda (PUC-RS)
Elaide Martins da Cunha (UFPA)
Elias Machado (UFSC)
Elizabeth Saad Corrêa (USP)
Fernando Firmino da Silva (UEPB)
Fernando Zamith (U.Porto, Portugal)
Gerson Martins (UFMS)
Hérica Lene Brito (UFRB)
João Canavilhas (UBI, Portugal)
Josenildo Guerra (UFS)
Juliana Fernandes Teixeira (UFPI)
Kati Caetano (UTP)
Marcelo Träsel (UFRGS)
Márcio Carneiro dos Santos (UFMA)
Marcos Palacios (UFBA)
Raquel Ritter Longhi (UFSC)
Rodrigo da Cunha (UFPE)
Talyta Singer (UNEB)
Vitor Belém (UFS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário