A coletânea conta com prefácio do professor Luís Mauro Sá Martino e apresenta pesquisas de todas as regiões do Brasil.
A obra apresenta artigos que versam "sobre possibilidades de fazer pesquisa – pensando, inclusive, os significados da ideia de “pesquisa”, a partir das contribuições de formas de conhecimento contra-hegemônicas, elaboradas em espaços outros, às vezes distantes, do que o lugar acadêmico institucional". (Martino, 2025).
Os capítulos dispostos ao longo da coletânea situam as discussões metodológicas a partir de seus avizinhamentos e estranhezas, demonstrando, como afirma Moriceau (2020) que a “maneira como definirmos o acolhimento não se configura sob a forma de uma ‘inclusão’ do outro em nossas categorias, mas envolve a tentativa e o compromisso de fazer com que essas categorias, de fato, recebam o outro e todas as instabilidades que o acompanham, convidando-nos a nos distanciar de nós mesmos e dos centros de certezas que nos organizam como sujeitos” (Moriceau, 2020, p. 61).
O livro foi publicado pelos selos das editoras Nepan e da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac). Esperamos que gostem da obra e que ela possa ser utilizada em seus trabalhos, sobretudo para se pensar metodologias de pesquisa para além das hegemonicamente estabelecidas.
Abraço fraterno e ótima leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário