por Marianna Aragão (O Estado de S. Paulo)
Manter ou não um blog corporativo tornou-se decisão estratégica para as empresas nos últimos anos. E, enquanto no Brasil ainda são poucas as grandes companhias que apostam nesse canal menos convencional de relacionamento com o cliente, os pequenos e médios empresários já se colocam como os maiores usuários da ferramenta.
“As pequenas e médias são mais ágeis para implementar novidades e foram as grandes pioneiras na adoção dos blogs “, diz o consultor da Deloitte e autor do livro Blog Corporativo, Fábio Cipriani. Segundo um levantamento feito por ele, existem hoje 81 blogs de pequenas e médias empresas no País e 27 de grandes corporações.
“Os blogs das grandes empresas hoje estão mais focados em campanhas de marketing do que em relações públicas”, diz. As PMEs, por sua vez, têm descoberto novas - e variadas - funções para a ferramenta. Promoção da marca, de um produto, relacionamento com cliente e simples expressão de opiniões do empreendedor são algumas delas.
A possibilidade de aparecer no topo da página de resultado em sites de busca é uma vantagem para o pequeno empresário. “Como o blog é atualizado constantemente, o endereço se posiciona melhor nos resultados das buscas. Isso faz aumentar o tráfego do blog, e, por conseqüência, a exposição da marca”, diz Cipriani.
O empresário Roberto Machado, dono de um pequeno atacado de doces em Ribeirão Preto (SP), resolveu criar o blog da empresa em 2006. “Sem grandes pretensões”, conta ele. A idéia era apenas divulgar e fortalecer a marca no interior paulista, única região em que atuava. Mas as constantes atualizações e participações de Machado em outros blogs fizeram a página da DoceShop ficar conhecida na “blogosfera”.
Logo, surgiram contatos de leitores - e futuros parceiros - em mercados que, segundo ele, não estavam no radar da empresa.
“O blog abriu meus olhos para a possibilidade de expansão do negócio”, afirma o empresário, que estima em 30% o crescimento no faturamento com novos contratos em Estados como Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso.
Mauro Gherperri, sócio da Sanna Consultoria Empresarial, é outro empresário que conseguiu fazer seu negócio expandir por meio do blog. Há dois anos no ar, a página traz textos sobre gestão e mundo corporativo e é voltada para os cerca de 40 clientes da consultoria. “Em alguns casos, apresentei temas novos, que despertaram o interesse desse público por um determinado serviço oferecido pela empresa.”
HumanizaçãoPara o consultor Fábio Cipriani, além de dialogar com o clientes e aumentar as vendas, o blog corporativo também serve para “dar um rosto” à empresa. “A dedicação do empresário ao blog humaniza e dá transparência ao negócio.”
Um dos primeiros blogs corporativos brasileiros, o diário da loja virtual Camiseteria surgiu em agosto de 2005 com essa proposta. O sócio da empresa e criador do blog, Fábio Seixas, escreve principalmente sobre o dia-a-dia da empresa, em linguagem informal e bem-humorada. “Queremos mostrar para os nossos clientes que há pessoas de verdade por trás da empresa”, diz o empresário. O blog recebe em média 15 mil visitas por dia.
Entenda os blogs corporativos- O que é: abreviação de “weblog” (diário virtual), os blogs são páginas na internet com atualizações organizadas de forma cronológica - as informações mais recentes aparecem à frente das antigas. Podem ser pessoais, como uma espécie de diário, ou corporativos
- Quem utiliza: micro, pequenas, médias e grandes empresas
- Objetivos: nas grandes companhias, o uso ainda é restrito ou limitado à comunicação interna ou para campanhas de marketing. Micro, pequenas e médias utilizam os blogs corporativos como canal de comunicação com clientes e de divulgação da marca
- Temas: um bom blog corporativo fala das novidades da empresa e assuntos que interessem ao público-alvo, com espaço para os internautas comentarem. Críticas devem ser recebidas e respondidas
- Linguagem: os textos devem parecer uma conversa, não um relatório. Use linguagem leve, mas evite a linguagem de internet onde se abreviam e trocam letras
- Cuidados: apesar do espaço livre para comentários, deve-se manter a ordem no blog: ofensas e palavrões, por exemplo, não devem ser aceitos. Também é recomendável fixar dias para escrever, para criar o hábito no leitor
Veja também:
Blog Corporativo
Diz que até não é um mau blog
Fonte: ifd Blog
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