O Centre For Investigative Journalism de Londres está com inscrições abertas até 30 de janeiro para um curso de investigação de crimes financeiros, sigilo financeiro e recuperação de ativos. Jornalistas de países em desenvolvimento não pagam pelo curso e podem pedir bolsa para custos de viagem no ato da inscrição.
O curso será realizado em Londres entre 8 e 11 de abril e destina-se a profissionais que têm interesse em investigar negócios e o fluxo do dinheiro. Ter experiência em relatórios financeiros é uma vantagem, mas não uma condição prévia, já que entre os temas abordados nas aulas estão a análise de demonstrações financeiras, onde encontrar documentos, ferramentas para análise de dados, como entender as contas de uma empresa, entre outros.
A ideia é reunir jornalistas de países onde muitas vezes a corrupção, os paraísos fiscais e as práticas fiscais nocivas agravam a pobreza e a desigualdade social. A seleção dos bolsistas será baseada no histórico dos candidatos – terão preferência aqueles com prática em jornalismo investigativo. Por isso, é importante responder às perguntas do formulário de seleção com atenção e dar exemplos de seu trabalho investigativo. Os jornalistas não precisam, necessariamente, ter experiência em jornalismo econômico, mas todos os candidatos devem falar inglês, já que o seminário não terá tradução.
Para mais informações clique aqui.
Fonte: Abraji
Nenhum comentário:
Postar um comentário