domingo, 30 de dezembro de 2018

Fotos de redes sociais não podem ser consideradas públicas, diz tribunal


O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) ordenou a retirada do nome e a ocultação da imagem de uma das crianças adoptadas, hoje um adulto, na série de reportagens O Segredo dos Deuses da TVI, transmitida a partir de Dezembro do ano passado. Os juízes também consideraram que os meios de comunicação social não podem usar imagens das redes sociais nestes casos. Fonte: Público

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Globosat lança plataforma para atrair talentos

Site de carreiras está no ar desde novembro. Ideia da empresa de comunicação é contar com currículos de talentos nas mais diversas áreas. Página destacas vagas disponíveis na Globosat

Profissionais e estudantes de cursos técnicos e do ensino superior contam com um novo canal para acompanhar os processos seletivos promovidos pela Globosat. Desde meados de novembro, a empresa de mídia mantém no ar seu reformulado site ‘Carreiras’. A novidade ainda conta com a produção de uma websérie sobre o tema. A ideia dos responsáveis pela página é inovar e atrair talentos em todos os setores. Fonte: C-SE.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Vagas para professor de Comunicaçao na UFMG


Há 3 vagas para professor adjunto no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Seguem as áreas de conhecimento e link para acesso ao edital. 

Área de conhecimento: Processos e linguagens em Publicidade e Propaganda
Área de conhecimento: Processos e linguagens em Relações Públicas 
Área de conhecimento: Design e Criação Visual para Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas 

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Jornalismo e diversidade: chamada pública para autoria de livro colaborativo



A organização Hostwriter.org, sediada na Alemanha, congrega mais de quatro mil jornalistas no mundo todo e incentiva-os a cooperar entre si. Essa abrangência internacional trouxe à organização um aprendizado único: o valor da diversidade no campo do jornalismo. Entretanto, a face contemporânea das redações ainda é representada por vozes ocidentais, brancas e masculinas – quase sempre em grupos sociais privilegiados. Nesse contexto, será mesmo possível acreditar que esse jornalismo traz em sua essência valores de neutralidade, imparcialidade e objetividade? Dificilmente. Com um jornalismo produzido por grupos historicamente privilegiados, as narrativas convencionais raramente conseguem captar toda a riqueza de um mundo cada vez mais diverso e complexo.

Racismo, sexismo, discriminações diversas, e incompreensões as mais variadas são apenas alguns dos desafios enfrentados em redações pelo mundo afora. São posturas que classificamos como “enviesamento inconsciente”. Acreditamos que a publicação de um livro acerca do tema seja um importante primeiro passo para chamar a atenção da sociedade quanto aos desafios relacionados a esse cenário. Queremos derrubar as barreiras desse dogmatismo involuntário e, assim, construir um jornalismo mais diverso e mais fiel à complexidade do mundo que descrevemos. Essa é a ideia do projeto “Unbias the news”. Nossos objetivos são:

- Chamar a atenção para o fato de que a falta de diversidade no campo do jornalismo é um desafio a ser superado; a diversidade não é uma escolha, mas uma necessidade para a produção de conteúdos de qualidade;

- Refletir sobre possíveis modelos de jornalismo nos quais a diversidade seja um valor intrínseco.

Estão convocados jornalistas, acadêmicos e demais interessados para contribuir com a publicação de um livro acerca do tema. Autores de todas as regiões do mundo são encorajados a participar. Basta enviar uma breve proposta (50 a 100 palavras), até o dia 15 de janeiro de 2019, para o email diversity@hostwriter.org. Propostas serão aceitas em espanhol, inglês, francês, alemão e árabe. Os autores selecionados irão trabalhar em parceria com um editor regional – para a produção de um texto final a ser entregue no final de fevereiro de 2019.

Que tipos de contribuições são esperadas?

- Relatos de experiências em primeira-mão envolvendo discriminação ou falta de diversidade no jornalismo;

- Argumentos, opiniões ou ideias para tornar o jornalismo mais diverso e inclusivo;
- Textos criativos ou ensaios acadêmicos acerca do tema;
- Relatos de campo acerca de desafios enfrentados por jornalistas que foram impedidos de realizar sua tarefa por razões relacionadas a preconceitos ou barreiras de outras naturezas (emissão de vistos para determinados países, por exemplo).

Serão selecionados 30 textos e os autores serão compensados financeiramente.

Autores brasileiros podem tirar suas dúvidas com o editor regional para Brasil e América Latina pelo email henrique.kugler@gmail.com.

Link para a chamada original, em inglês: https://blog.hostwriter.org/call-for-pitches-unbias-the-ne…/

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Em parceria com Unifap, Unemat lança 8ª edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade

O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou mais uma edição da revista Comunicação, Cultura e Sociedade. Esta oitava edição traz como tema ‘Amazônia e Cerrado: Entre Ecos, diálogos e devires comunicacionais’.
Na edição, os organizadores reuniram artigos, resenhas e entrevistas das regiões Centro-Oeste e Norte, além de outros textos do Nordeste e Sudeste. Ao todo, foram 11 textos compilados.
A revista CCS funciona desde 2012 como projeto de extensão com desdobramento na pesquisa em divulgação científica em Comunicação.

Premiação do Citi levará jornalista para a Columbia University


terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TV Globo sofre com baixas no jornalismo

Em menos de um mês, departamento de jornalismo emissora sofre com saídas de repórter, apresentadora do tempo e ex-correspondente internacional. Para 2019, TV Globo já prepara mudanças na área de esportes

Izabella Camargo era apresentadora eventual dos telejornais da Globo de São Paulo. Jornalista foi demitida após se afastar por questões de saúde (Imagem: reprodução/Instagram)

O mês de novembro tem sido de mudanças na área de jornalismo da TV Globo. Somente nas últimas semanas, a redação da emissora em São Paulo deixou de contar com a garota do tempo e apresentadora eventual Izabella Camargo e a repórter Camila Silva. As duas profissionais foram dispensadas. No Rio de Janeiro, André Luiz Azevedo, que por anos atuou como correspondente internacional em Lisboa, decidiu sair da empresa de comunicação. Ele estava há 35 anos no grupo. Por fim, Glenda Kozlowski se prepara para trocar a televisão aberta pelo Sportv. A movimentação acarretará em outras novidades no núcleo de esportes dos dois canais.

Fonte: C-SE

Lançamento do livro Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de jornalismo



Está disponível a versão digital do livro Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de jornalismo, composto por reflexões de professores, das cinco regiões do País, decorrentes das diretrizes do MEC de 2013, que determinaram a polêmica independência do curso de Jornalismo dos demais da Comunicação Social e estabeleceram novos direcionamentos curriculares. A versão impressa será lançada em março de 2019, em Brasília, em data e local a serem divulgados.

A obra é composta por 18 capítulos distribuídos em 238 páginas divididas em três partes:  Teoria, Ensino e Diretrizes. A edição é da FAC Livros e a coordenação dos professores Elton Bruno Pinheiro, Rafiza Varão e Zanei Barcellos, os três da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB).

O livro pode ser acessado o baixado pelo link https://faclivros.files.wordpress.com/2018/12/livroensino.pdf

sábado, 8 de dezembro de 2018

30 milhões de brasileiros vivem em “desertos de notícias”


Imagem: Reprodução

Informação consta no recente estudo do projeto Atlas da Notícia. Segundo o levantamento, mais 34 milhões de brasileiros correm o risco de passarem a viver em “desertos de notícias”

Mais da metade dos municípios brasileiros são desertos de notícias. Ou seja, não contam com meios jornalísticos locais. A conclusão é da segunda etapa do Atlas da Notícia. O projeto, que contou com uma campanha de crowdsourcing (levantamento de dados colaborativo), foi divulgado na última semana.

O estudo concluiu que não há veículos de comunicação em 51% dos 5570 municípios brasileiros, onde vivem 30 milhões de pessoas. Em 30% das cidades, onde habitam 34 milhões de pessoas, há só um ou dois veículos de comunicação. São considerados “quase desertos” e correm o risco de se tornarem “desertos de notícias”.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Revista Fórum precisa ter jornalista em Brasília em 2019

A eleição de Jair Bolsonaro coloca desafios radicais para os meios de comunicação progressistas. Entre eles, o de realizar uma cobertura muito mais atenta do que se passa na capital da República.
É em Brasília por onde passam leis, decretos, medidas provisórias e acontecem debates que podem mudar o país. Que podem enterrar direitos conquistados à base de muita luta.
Bolsonaro já deu todos os sinais que pretende implantar agenda ao mesmo tempo ultraliberal na economia e de inspiração fascista no tocante à política e ao comportamento.
Fórum quer contribuir com seu jornalismo sério e comprometido para que isso não aconteça.
E para fazê-lo precisa ter um jornalista a partir do 1° de janeiro instalado em Brasília para cobrir o Congresso e o Planalto. Isso só será possível se os leitores contribuírem com este crowdfuding, porque a arrecadação atual da Revista Fórum só permite cobrir os custos do dia-a-dia.
Aqueles que contribuírem poderão participar de uma rede exclusiva para discutir pautas e o trabalho de Brasília. E receberão mensalmente a prestação de contas dos gastos com a sucursal.
Para este momento, Fórum está buscando valor de 10 mil reais/mês, ou seja, 120 mil para o ano de 2019.
Clique aqui para contribuir.

domingo, 4 de novembro de 2018

UFU abre seleção para professores substitutos de Jornalismo

O processo seletivo simplificado da Universidade Federal de Uberlândia visa à contratação de professor substituto para a Faculdade de Educação, Campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia/MG.

Vagas são para curso de Jornalismo, uma na subárea Fotojornalismo e Linguagens Gráficas,  outra em Produção Jornalística em Multimídia. Ambas exigem como requisito Mestrado em Jornalismo, Educação ou Comunicação. Leia o edital.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Saiu hoje, 25, edital do concurso da Assembleia Legislativa de Goiás


  • 5 vagas para jornalistas
  • Salário: R$ 7.931,53
  • Inscrição: 18 de novembro a 27 de dezembro
  • Taxa: R$ 100,00
  • Banca: Iades (iades.com.br)
  • Data da prova: 20/1/2019
  • Prova objetiva de conhecimentos específicos (30), língua portuguesa (8), noções de informática (3), legislação administrativa (6), informações sobre Goiás (3), além de prova discursiva (2)

Edital no site do curso.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Prefeitura de Uberaba abre concurso para Jornalista ou Comunicador Social



Os interessados podem se inscrever no concurso da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (FUNEL)no período das 10h do dia 15 de outubro de 2018, até o dia 15 de novembro de 2018 (horário oficial de Brasília - DF), pelo sitewww.cetroconcursos.org.br. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 150,00.

Prêmio Inep de Jornalismo abre Inscrições entre 1º e 19 de novembro


Inscrições entre 1º e 19 de novembro. Em 2018, o Prêmio Inep de Jornalismo vai premiar os melhores trabalhos em duas categorias: Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Ambas contemplarão as melhores reportagens em mídia impressa, TV, rádio e internet, de modo a valorizar todas as plataformas de comunicação.
Outra novidade é a criação de um Grande Prêmio para a melhor reportagem de cada categoria, independentemente do meio em que for veiculada. Serão distribuídos, no total, R$ 136 mil em prêmios, além de troféus e certificados.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Bolsas de empreendedorismo para jornalistas



Inscrições abertas para o programa “A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation for Latin America”. Até 30 de novembro. Inscreva-se no formulário.

Fonte: C-SE

Rede TV contrata jornalista venezuelana




Emissora passa a contar com os trabalhos de uma jornalista venezuelana. Ideia da Rede TV é ganhar em troca de culturas e conhecimentos na redação. Elena Salazar, de 27 anos, chega para trabalhar na produção do ‘Rede TV News’ no Rio de Janeiro.

Leia matéria do C-SE.

Bolsas Criar Lusofonia 2018



Decorre entre 15 de setembro e 31 de outubro o prazo para candidatura ao programa Bolsas Criar Lusofonia, gerido pelo Centro Nacional de Cultura com o apoio do Ministro da Cultura.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Crise de revistas: Caras fecha redação no RJ e VIP vira seção da Exame

Mercado brasileiro de revistas segue sofrendo com a crise. Enquanto a Caras fecha redação no Rio de Janeiro, a VIP deixa de ser um título mantido pela Editora Abril – e se torna um caderno da Exame.
Fonte: C-SE

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Estágio remunerado para latino-americanos na Europa

A Fundação UE-ALC abre chamada para estágios na Europa para estudantes universitários da América Latina, Caribe (ALC) e União Européia (UE). O estágio é de três meses por ano e permitirá que você aprenda sobre a Associação Birregional EU-LAC e tenha uma experiência de trabalho em uma organização bi-regional.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Comisão Fullbriht Brasil abre seleção de bolsas para pesquisadores


Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Fiocruz abre seleção para mestrado em divulgação científica


A Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ) torna público, para conhecimento dos interessados, o calendário e as normas para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (PGDC/COC), na área de concentração: Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. 

Abertas inscrições para mestrado em Comunicação e temporalidades na Ufop


Está aberta seleção de discentes regulares para a turma de Mestrado em 2019 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, Área de Concentração "Comunicação e Temporalidades".
As inscrições estarão abertas de 13 de setembro a 05 de outubro de 2018.

sábado, 1 de setembro de 2018

II Colóquio de Culturas Digitais já está no ar

No dia 29 de agosto de 2018, às 18h, foi realizado no Rio de Janeiro o II Colóquio de Culturas Digitais. O evento aconteceu na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

No II Colóquio, o tema “Novas tecnologias em tempos de crise” foi analisado pelos pesquisadores Paulo Faustino, da Universidade de Porto (Portugal), Renata Tomaz, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Eula D.T.Cabral, da FCRB.

Se você quiser ver e rever este evento, clique aqui.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Revista Trama publica dossiê Gênero e Indústria Criativa: Produção, Representação e Consumo

O comitê científico da revista Trama: Indústria Criativa em revista (ISSN 2447-7516) apresenta em sua nova edição o Dossiê Gênero e Indústria Criativa: Produção, Representação e Consumo, dedicado a memória da vereadora Marielle Franco.

Os artigos do Dossiê tratam do “corpo e seus desdobramentos em meio à Industria Criativa, estabelecendo relações entre consumo e inclusão através das redes”.
O sexto volume da TRAMA conta, ainda, com inédita entrevista com o filósofo francês Gilles Lipovetsky, sobre Hiperconsumismo e a Ecologia do Espírito, e a resenha do mais novo livro do Prof. Daniel Welzer-Lang, "As novas Heterossexualidades", além das sessões regulares (Temas Livres e Arte e Imagens). Veja aqui.

UFRGS abre inscrições para professor de Comunicação


Estão abertas, até 3 de setembro, as inscrições para vaga de discente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFGRS. Departamento: Comunicação Área de Conhecimento: Comunicação, Subárea: Fotografia Requisito(s): Doutorado em Comunicação ou áreas afins. Serão consideradas áreas afins: Ciências Sociais, Fotografia, Design, Artes, Arquitetura, História, Antropologia, Informação e Filosofia. Nº de vaga(s): 01 (uma) Código(s) da(s) vaga(s): 711487 Nº do Processo: 23078.512042/2018-28 Informações: telefone(s) - (51) 33082857, e-mail – decom@ufrgs.br; fabicoconcursos@ufrgs.br.

7 filmes sobre comunicação que são verdadeiras aulas


Cidadão Kane foi dirigido por Orson Welles (Imagem: divulgação)

A vida imita a arte ou seria o contrário? A “resposta” para este dilema, talvez, nunca seja encontrada. O que dá para afirmar, sem sombra de dúvidas, é que a sétima arte possui um super arsenal de obras que divertem, ensinam e fazem refletir sobre as agruras e delícias de ser um profissional de jornalismo, relações públicas, publicidade & propaganda e do marketing.

Em artigo no Portal Comunique-se, o jornalista Higor Gonçalves inicia a com  Cidadão Kane (Citizen Kane – EUA, 1941), “o” clássico. Dirigido por Orson Welles, é considerado pela crítica especializada como o maior filme da história até o momento, figurando no primeiro lugar da lista do American Film Institute (AFI). O longa narra a ascensão de Charles Foster Kane, um mito da comunicação norte-americana. De garoto pobre do interior a magnata mundial de um império do jornalismo e da publicidade, a história da personagem é contada a partir da sua morte. Um jornalista recebe a tarefa de investigar qual era, afinal, o significado da última palavra proferida por Kane: “Rosebud”. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, é um filme obrigatório para qualquer profissional da área. Uma referência sobre como criar uma narrativa eficaz.

Confira a lista de sete filmes que vão agregar lições ao seu dia a dia profissional, como também enriquecer o seu repertório. Se já viu, excelente. Se ainda não teve a oportunidade de conferir, é chegada a hora. Se acomode bem, agarre o balde de pipoca e dê o play.  

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Como produzir notícias para jovens leitores? Lições em jornalismo feito por e para crianças no Brasil

Você se lembra de seu primeiro contato com o jornalismo? A primeira vez que abriu um jornal impresso, assistiu um telejornal, foi impactado por uma notícia? Para a maioria das pessoas, essa memória remonta à infância – um indício de que as crianças também são parte da audiência do jornalismo, embora os adultos que o produzem raramente levem isso em consideração.
“Crianças e adolescentes têm contato com o jornalismo assim como a gente tem, nós é que não percebemos”, disse ao Centro Knight a pesquisadora Juliana Doretto, uma adulta especialista em mídia, jornalismo e infância. “Elas também assistem às notícias na televisão, ouvem as notícias no rádio. O consumo delas do noticiário é muito parecido com o nosso, nós é que não conversamos com elas sobre isso.”
No Brasil, os suplementos infantis em grandes jornais foram durante muito tempo a porta de entrada das crianças ao jornalismo impresso e o principal espaço de desenvolvimento do jornalismo infantojuvenil no país, segundo Doretto.
Estes cadernos, porém, são cada vez mais raros. Este é tanto um sintoma da crise dos impressos quanto da pouca importância dada ao público infantil pelo jornalismo profissional, avalia a pesquisadora, que também é professora de jornalismo na faculdade Fiam-Faam, em São Paulo. Ela, que trabalhou na Folhinha, suplemento infantil da Folha de S. Paulo que deixou de ser impresso em 2016 após 52 anos em circulação, afirma que é frequente que jornalistas considerem o jornalismo para crianças algo menor.
“O jornalismo infantil segue todo o cânone sobre o qual se funda o jornalismo como o entendemos hoje. Faz-se apuração, seguem-se técnicas jornalísticas, há um método de investigação como em outras esferas do jornalismo.” A diferença em relação ao jornalismo feito para adultos é apenas o público-alvo.
“Para falar para esse público leitor é preciso pensar em temáticas que façam sentido para eles. Desse modo, devemos abordar assuntos e problemáticas que se encontram no cotidiano das crianças e dos adolescentes”, explica a pesquisadora.
Leia mais no blog Jornalismo nas Américas.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Como desbancar as ‘fake news’ e nunca mais chamá-las por esse nome: novo curso online gratuito do Centro Knight.


Jornalistas são bombardeados por uma enorme quantidade de conteúdos digitais que precisam ser verificados antes de virar ou não notícia. Pra ajudar nessa tarefa, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a Associação Nacional dos Jornais, com o apoio da Google News Initiative, lançam o curso online massivo "Como desbancar as 'fake news' e nunca mais chamá-las por esse nome".
Os participantes vão aprender as etapas do trabalho de checagem e verificação para desmascarar notícias fabricadas, memes enganosos e vídeos manipulados que surgem nas redes. As inscrições estão abertas e o MOOC começa no dia 5 de agosto. 

Clique aqui para se inscrever.

sábado, 21 de julho de 2018

UFRN seleciona jornalista



1 vaga para jornalista
Edital: https://iscom.com.br/cursonline/
Salário: R$ 4.180,66
Inscrições: 23 de julho a 20 de agosto
Taxa: R$ 80,00
Banca: Comperve (comperve.ufrn.br)
Data das provas: 30 de setembro
Carga horária: 25h semanais

Secom-PA abre cinco vagas para jornalistas



5 vagas para jornalistas
Edital e resumo: https://iscom.com.br/cursonline/
Inscrição: 20 de junho a 24 de julho
Taxa: R$ 89,00

Banca: AOCP (aocp.com.br)
Prova: 2 de setembro
Remuneração: R$ 3.019, 27
Carga horária: 30 horas semanais

Coren-RS abre 35 vagas para jornalistas



35 vagas para jornalistas (CR)
Salário: R$ 6.622,18
Edital: https://iscom.com.br/cursonline/
Inscrição: até 15 de agosto
Taxa: 100,00
Banca: Quadrix (quadrix.org.br)
Data da prova: 16 de setembro
Carga horária: 40h semanais

UFAM abre concurso para jornalista


Universidade Federal do Amazonas
1 vaga para jornalista
Remuneração: R$ 4.180,66
Edital: https://iscom.com.br/cursonline/
Banca: Comvest (comvest.ufam.edu.br)
Inscrição: 6 a 21 de agosto
Taxa: R$ 95,00
Prova: 16 de setembro (manhã)
Carga horária: 40h semanais
Atuação em Manaus

terça-feira, 3 de julho de 2018

Colunista lança curso online de marketing digital para jornalistas


Repassando: 

Almir Rizzatto, colunista do Comunique-se, abriu inscrições do seu curso de Marketing Digital para jornalistas, em formato online.

São quase 20 horas de conteúdo, distribuídas em 25 módulos, mais de 70 videoaulas, atividades práticas, testes e muitas descobertas. Você  também vai participar de webinários mensais (encontros online ao vivo com Almir Rizzatto) para tirar dúvidas, contará com suporte enquanto estuda e fará parte de um grupo fechado no Facebook. 

 O Seu ulas quantas vezes desejar neste período.
A licença é individual e intransferível. 

 IPreço: 2 x de R$ 58,16 no cartão ou R$ 597 à vista

quinta-feira, 28 de junho de 2018

7 oportunidades de jornalismo para concorrer em julho

Quer expandir suas técnicas de jornalismo, assumir uma nova editoria ou receber reconhecimento por seu trabalho? Confira estes promissores cursos, bolsas e concursos com prazos em julho.
Bolsa Adelante de reportagem da IWMF - Prazo final: 9 de julho
Mulheres jornalistas com pelo menos três anos de experiência podem concorrer a uma bolsa de reportagem no México e Guatemala, oferecida pela International Women’s Media Foundation (IWMF). A iniciativa Adelante visa amplificar as vozes das mulheres jornalistas na América Latina e reforçar o seu desenvolvimento profissional, impacto e segurança. Clique aqui para mais informação.
Bolsa de Viagem World Nomads Prazo final: 10 de julho
World Nomads convida inscrições para uma bolsa de cinema de viagem. O vencedor vai passar 12 dias em novembro de 2018 documentando as comunidades  à sombra do monte Kilimanjaro na Tanzânia sob a orientação do cineasta e diretor Brian Rapsey. O vencedor receberá passagem aérea do país de residência, equipamento de gravação e e seguro de viagem. Clique aqui para mais informação. 
Projetos sobre migração humana  - Prazo final: 10 de julho
National Geographic Society está aceitando inscrições para subsídios de até US$70.000. Os projetos devem focar na documentação das migrações humanas, com o objetivo de aumentar a compreensão da experiência dos migrantes e das comunidades migrantes. Os candidatos podem ser jornalistas, conservacionistas, educadores e pesquisadores. Clique aqui para mais informação.
Bolsa de mídia global Prazo final: 15 de julho
Uncomfortable Revolution está oferecendo bolsas de seis meses com foco em redação, artes visuais, podcast ou vídeo sobre doenças crônicas ou deficiências. Os candidatos devem enviar uma história autêntica sobre qualquer condição de saúde. Clique aqui para mais informação.
Concurso mundial de fotografia - Prazo final: 15 de julho
Organizado pela Unesco, este concurso pretende selecionar fotografias que aumentem a conscientização sobre as condições de trabalho dos jornalistas. Os fotógrafos profissionais podem enviar trabalhos que retratam o cotidiano de um jornalisto: incluindo ameaças, dinâmicas de gênero, irregularidades políticas e mais.  Clique aqui para mais informação.
Megacities Shortdocs organiza um concurso internacional para aumentar a conscientização sobre os desafios urbanos relativos aos temas de energia, saúde, abastecimento, segurança, comunicação e mais. Documentaristas profissionais e amadores devem viver em uma das 38 megacidades em todo o mundo para entrar no concurso. Clique aqui para mais informação. 
Bolsa de feminismo e justiça social - Prazo final: 31 de julho
Os bolsistas trabalharão em uma de quatro áreas, incluindo política sexual, crítica da cultura pop, tecnologia e feminismo global por um período de três meses com a Bitch Media, e produzirão um mínimo de seis artigos online. A bolsa inclui um estipêndio de US$2.000. Clique aqui para mais informação.
Imagem sob licença CC no Unsplash via Annie Spratt