O último censo demográfico da população indígena do Brasil, publicado neste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), aponta um aumento no número da população dos povos originários no país em 88,82%, se comparados os dados da pesquisa feita em 2010. O Crescimento da população brasileiros nestes 12 anos, conforme o órgão foi de 6,5%.
De acordo com o órgão do Governo Federal, o levantamento apontou que, a população indígena do país em 2022, chegou a 1 693 535 pessoas, o que representa 0,83% de todos os brasileiros. O Censo 2010 registrou a presença no país de 896 917 mil pessoas indígenas, então, 0,47% dos residentes no território brasileiro. Conforme dados do IBGE, "pouco mais da metade (51,2%) da população indígena está concentrada na Amazônia Legal", descreve publicação da Funai.Como analisa o próprio IBGE, a comparação não pode ser considerada como eficiente, pelo fato de haver mudanças de metodologias para as duas pesquisas, considerando que a publicada deste ano adotou questionamento mais ampliado, respondido pelas pessoas das comunidades indígenas.
Contudo, é possível observar que entre as prováveis motivações desse aumento, estaria relacionada principalmente a própria reafirmação de identidade e reconhecimento dos povos. Isto porque, “diferente de outras épocas, hoje os povos indígenas têm orgulho dessa autoafirmação,” destaca o professor da UFMT, Gilson Costa, pesquisador da cultura indígena.
Leia a matéria completa de Evellyn Giovanna publicada na Agência de Jornalismo Focaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário