O jornalismo digital completa 30 anos em 2025 com transformações estruturais na produção e no consumo, nos perfis profissionais e nos modelos de negócios. Durante essas três décadas, podemos encontrar vários caminhos com o processo de convergência nas redações, a inovação, a plataformização, os novos arranjos produtivos e as implicações na prática jornalística emergiram junto com uma nova linguagem e formatos, que desencadearam uma complexidade para o campo do jornalismo. Nesse tempo, tivemos a emergência de jornalismo em base de dados, infografia digital, redes sociais digitais, jornalismo móvel, jornalismo de soluções, jornalismo imersivo (RV, RA, RX), dispositivos móveis, podcasts, plataformas de vídeo e áudio, Inteligência Artificial, memória digital, agências de checagem, formas inovadoras de financiamento ou de modelos de negócios, além do surgimento de novos protagonistas como as Big Tech. Para além dos potenciais, o contexto traz implicações de diferentes naturezas.
Diante desse marco temporal do jornalismo digital, o objetivo desta chamada de trabalhos é reunir produções que reflitam, em suas diferentes dimensões, essas três décadas em termos de estado da arte, de estudos de casos, reflexões teórico-conceituais, pesquisas empíricas e aplicadas resultantes de investigações realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação, de grupos e/ou redes de pesquisa. O objetivo é fornecer uma análise abrangente e aprofundada do jornalismo digital ao longo das últimas três décadas (gêneses, desenvolvimento, tendências).
Para a chamada, elencamos alguns tópicos de interesse para o e-book:
TÓPICOS
- Usos, desafios e implicações da Inteligência Artificial
- Infografia e visualização de dados
- Convergência jornalística nas redações
- Inovação em processos editoriais e produtos
- Formatos narrativos e linguagens
- Jornalismo imersivo
- Jornalismo móvel e mobilidades
- Jornalismo em base de dados
- Memória digital, multimidialidade e experiências imersivas
- Audiências no jornalismo digital
- Podcasts e mídias sonoras
- Modelos de negócios e sustentabilidade financeira
- Startups no jornalismo nativo digital
- Jornalismo participativo, jornalismo colaborativo
- Big Tech e plataformização do jornalismo
- Entre outros enquadramentos relacionados ao desenvolvimento do jornalismo digital
Essa é uma chamada conjunta dos grupos de pesquisa MOBJOR (Universidade Estadual da Paraíba, UEPB), GJOL (Universidade Federal da Bahia UFBA) e COM21 (Universidade Federal do Paraná, UFPR), que têm atuado de modo contínuo na investigação sobre a temática. A obra, em formato e-book, será publicada pela editora EDUEPB da Universidade Estadual da Paraíba com perspectiva de uma versão impressa e/ou submissão ao repositório da editora na SCIELO.
ORGANIZADORES
Fernando Firmino da Silva (UEPB)
Suzana Barbosa (UFBA)
Claudia Quadros (UFPR)
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE CAPÍTULOS PARA O LIVRO
A publicação será em língua portuguesa, podendo conter capítulos em espanhol;
Os originais devem estar digitados no editor de texto Word for Windows, fonte Arial corpo 12, em espaçamento 1,5, com as margens de 2cm, tamanho A4 e com as páginas numeradas sem qualquer tipo de formatação, a não ser indicação de caracteres (negrito, itálico etc.);
As notas de rodapé, quando imprescindíveis, devem ser em número reduzido e concisas, de forma a não transporem para a página seguinte;
Caso considere necessário, o autor poderá convidar até cinco coautores, brasileiros ou não, para participarem do seu capítulo;
Os capítulos, já com a revisão linguística e de normalização segundo ABNT (ABNT NBR 10520/2023), deverão ser encaminhados pelos seus autores aos organizadores.
No caso de citações com mais de três linhas, o texto deve ser afastado 4 cm da margem esquerda, segundo a norma da ABNT em vigência (ABNT NBR 10520/2023).
Referências, que devem conter apenas as fontes essenciais (citadas) será em espaço simples de entrelinhas, separadas uma do outro por dois espaços simples e justificadas apenas à esquerda, segundo norma da ABNT em vigência (ABNT NBR 10520/2023).
CALENDÁRIO
Prazo para envio dos capítulos: Até 15 de abril de 2025
Divulgação dos aceites para os autores: Até 10 de maio de 2025
Revisão junto aos autores: Entre 15 a 30 de maio de 2025
Previsão do lançamento do e-book: Segundo semestre de 2025