Universidade Federal de Goiás divulga edital de processo seletivo para Câmpus Cidade Ocidental (GO).
Centro-Oeste no mapa do Ciberespaço:
compartilhando informações sobre Jornalismo, Comunicação, Educação, Literatura, Cultura Contemporânea, e áreas afins para profissionais, professores, escritores, pesquisadores, concurseiros, estudantes, e entusiastas.
(desde 2008)
sábado, 29 de março de 2025
UFG divulga edital de processo seletivo para Câmpus Cidade Ocidental
sexta-feira, 28 de março de 2025
Bayer abre vagas sem experiência em todo país
Bayer abriu diversas vagas sem experiência no país! Para saber mais e se inscrever acesse: [Clique aqui]
quinta-feira, 27 de março de 2025
terça-feira, 25 de março de 2025
Vaga de estágio na editoria de esportes: O Popular (Goiânia - GO)
Vaga de estagio disponível na editoria de esportes do O Popular. Quem tiver interesse, pode enviar o currículo para o email: paula.parreira@opopular.com.br .
Faculdade de Informação e Comunicação e Rádio UFG realizam abertura das oficinas de introdução ao rádio
Projeto de extensão começou quarta, 12 de março, com doação para acervo do curso de Jornalismo
Texto e Fotos: Divulgação
A importância do rádio no País e em Goiás, a história da Rádio UFG e o seu funcionamento atual, foram os temas que nortearam as palestras na abertura da primeira oficina do projeto de extensão de introdução ao rádio. Entre os convidados, estiveram presentes, na tarde da quarta-feira (12/3) no auditório da Rádio UFG, o jornalista Marcos Villas Boas, o professor Luiz Signates e o professor aposentado Venerando Ribeiro de Campos.
Durante o evento, um presente especial marcou o encontro. O professor Venerando repassou seu acervo pessoal de depoimentos históricos sobre a rádio. As gravações em antigas fitas cassete e em rolos de filmes foram entregues para a professora Solange Franco e farão parte do projeto de pesquisa sobre os 60 anos do curso de Jornalismo da UFG. As oficinas integram uma ação de extensão voltada para estudantes ingressantes de Jornalismo e áreas afins da UFG e para estudantes de outras instituições de ensino. O foco é oferecer subsídio à capacitação técnica em equipamentos, conhecimentos básicos de uso da voz e em produtos radiofônicos.
Estão previstas 32 oficinas, com 12 temas, entre eles: operação de mesa de áudio, sonoplastia, uso da voz, uso do microfone, linguagem, formatos de programas, narração, programas estudantis, entre outros, a serem desenvolvidas ao longo do semestre letivo. No total, serão 64 horas de oficinas divididas em 16 encontros, sempre às terças-feiras no período vespertino.
Promovidas pelo curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), sob a coordenação da professora Solange Franco e da diretora da Rádio UFG, Márcia Boaratti, sob a supervisão da radialista Ione Chagas, o eixo da proposta se baseia não apenas no repasse de técnicas, mas também na troca de experiências e no diálogo sobre a prática profissional e sobre as expectativas dos estudantes, assim como sobre as perspectivas do Radiojornalismo e a análise crítica sobre o atual mercado de trabalho.
Fonte: FIC UFG
segunda-feira, 24 de março de 2025
domingo, 23 de março de 2025
sábado, 22 de março de 2025
sexta-feira, 21 de março de 2025
A Rádio Universitária agora é Rádio UFG 88,5 FM
Migração ocorreu no dia 10/3; cerimônia marca dia histórico da mudança para frequência FM
Texto: Kharen Stecca
Uma cerimônia marcou esse momento de mudança de frequência e também o nome da Rádio, no dia 10 de março, na sede da unidade no Lago das Rosas. A frequência FM é considerada mais moderna e com melhor qualidade de som. A mudança tem sido preparada há anos internamente com todo o processo de migração, do ponto de vista documental, aquisição de equipamentos e parcerias necessárias para a adequação da programação de forma a tornar a Rádio UFG cada vez mais próxima da sociedade. O evento teve a presença de autoridades, servidores atuais e também aposentados que fizeram parte da história da Rádio, além de membros da comunidade interna e externa da UFG.
Fonte: Secom/UFG
quinta-feira, 20 de março de 2025
Lançamento de Coletânea /Livre Acesso - Metodologias em pesquisas acadêmico-científicas: subjetividades, afetações e práticas
A coletânea conta com prefácio do professor Luís Mauro Sá Martino e apresenta pesquisas de todas as regiões do Brasil.
A obra apresenta artigos que versam "sobre possibilidades de fazer pesquisa – pensando, inclusive, os significados da ideia de “pesquisa”, a partir das contribuições de formas de conhecimento contra-hegemônicas, elaboradas em espaços outros, às vezes distantes, do que o lugar acadêmico institucional". (Martino, 2025).
Os capítulos dispostos ao longo da coletânea situam as discussões metodológicas a partir de seus avizinhamentos e estranhezas, demonstrando, como afirma Moriceau (2020) que a “maneira como definirmos o acolhimento não se configura sob a forma de uma ‘inclusão’ do outro em nossas categorias, mas envolve a tentativa e o compromisso de fazer com que essas categorias, de fato, recebam o outro e todas as instabilidades que o acompanham, convidando-nos a nos distanciar de nós mesmos e dos centros de certezas que nos organizam como sujeitos” (Moriceau, 2020, p. 61).
O livro foi publicado pelos selos das editoras Nepan e da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac). Esperamos que gostem da obra e que ela possa ser utilizada em seus trabalhos, sobretudo para se pensar metodologias de pesquisa para além das hegemonicamente estabelecidas.
Abraço fraterno e ótima leitura!
sábado, 15 de março de 2025
E-book - Platforms, Algorithms, and AI Challenges and Hypotheses in the Mediatization Perspective
Editores: Jairo Ferreira; Ada Machado Silveira Viviane Borelli; Aline Dalmolin; Ana Paula da Rosa; Isabel Löfgren.
https://www.midiaticom.org/plataformas-algoritmos-e-ai/
Leitura no Google Play Books – Aplicativo Android
quinta-feira, 13 de março de 2025
Como burlar o boicote ao documentário vencedor do Oscar 2025: link para download
A matéria do Media Talks explica as razões que levaram à não distribuição de “No Other Land” (“Outra Terra, Não!”) — rebatizado no Brasil com o título de “Sem Chão” — no mercado americano, nem nos cinemas nem no streaming.
“No Other Land” narra os esforços dos habitantes palestinos para combater um plano israelense de demolir suas aldeias na Cisjordânia e usar a área como campo de treinamento militar.
Para furar este bloqueio ao documentário que venceu o Festival de Berlim 2024 e o Oscar 2025, ambos na categoria melhor documentário longa, os cineastas Basel e Yuval resolveram disponibilizar o filme para download:
https://drive.google.com/file/d/18waL3I7ArFxKbuiTLOTT2RPEmLemiNe3/view?usp=drivesdk