Centro-Oeste no mapa do Ciberespaço:
compartilhando informações sobre Jornalismo, Comunicação, Educação, Literatura, Cultura Contemporânea, e áreas afins para profissionais, professores, escritores, pesquisadores, concurseiros, estudantes, e entusiastas.
(desde 2008)
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Como evitar 'roubadas' nos cursos a distância
(Foto: Divulgação/Unopar)
Dia Nacional da Educação a Distância é lembrado nesta quinta(27). Há uma semana, MEC anunciou desativação de 1.337 pólos.
Fernanda Calgaro
G1 traz recomendações de especialistas para orientar candidatos a vaga em cursos de graduação a distância em 2009:
1) Consulte site do MEC para saber se instituição de ensino é credenciada e se curso e pólo têm reconhecimento. No site do Anuário Brasileiro de Estatística de Educação Aberta e a Distância também há informações sobre cursos.
2) Informe-se sobre programa do curso, disciplinas serão estudadas e duração, além da titulação do corpo docente. Observe se método será de auto-estudo, como num curso on-line, ou se haverá interação com outros alunos e professores.
3) Visite pólo onde aula acontecerão. Verifique se há estrutura mínima, como biblioteca e laboratórios, em caso de curso exigir parte prática. Pólo deve ter "cara de escola", com salas de aula.
4) Converse com colegas que estejam fazendo o curso para saber se há cobrança por parte da instituição em relação a trabalhos e empenho. Desconfie se a pessoa disser que curso é tranqüilo, fácil de levar.
5) Certifique-se de que sempre há professor, chamado de tutor, em sala de aula,para passar atividades e orientações.
6) Veja se há alguma irregularidade, durante curso, como falta de estrutura ou de professores, e denuncie a instituição ao MEC por meio do e-mail supervisaoead@mec.gov.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário