O texto a seguir é um resumo de um artigo publicado no Knight Blog, da Fundação Knight, no dia 4 de fevereiro de 2013. Clique aqui para a versão completa (em inglês)
Um bloquinho, uma caneta e uma máquina de escrever. Isso era tudo de que um jornalista precisava em 1870. Isso era tudo de que nós todos precisávamos em 1970.
A mudança veio com as máquinas de escrever elétricas, os computadores pessoais e, mais recentemente, com os smartphones. Tivemos que ir aprendendo a lidar com as novas formas de fazer notícia. Mas isso não foi nada. Agora, novas e importantes ferramentas aparecem a cada mês. Isso deixou algumas pessoas "das antigas" meio loucas.
Mas a maioria de nós precisa aprender a lidar com elas. Por isso, o American Press Institute, o Poynter Institute e a Fundação Knight lançaram uma série webinários com tutoriais para ensinar as pessoas da mídia a lidar com as novas ferramentas. O DocumentCloud foi o primeiro tutorial, sobre como criar uma conta e começar a ferrramenta imediatamente. Centenas de pessoas participaram.
Perguntei a Michael Maness, da Fundação Knight, e à equipe de Journalism and Media Innovation que ferramentas os jornalistas deveriam aprender a usar. Com o tempo, haverá tutoriais para todas eleas.Veja aqui a lista de Manness:
- DocumentCloud: Seiscentas redações usam essa ferramenta para gerenciar e publicar documentos, permitindo que os repórteres compartilhem informações entre si.
- Panda: Uma forma fácil de usar banco de dados, que não requer nenhum conhecimento especial. Você pode usar o Microsoft Excel com ele. Bom para lidar com informações públicas.
- Poderpedia:Permite uma análise do relacionamento entre líderes políticos, de negócios e da sociedade civil em uma cidade, país, empresa ou grupo de pessoas. Visualiza redes de poder.
- Timeline.js: Cria linhas do tempo sobre quaisquer histórias. Boa ferramenta para criar gráficos.
- Scraper Wiki: Uma ferramenta mais avançada. Você pode escrever códigos para obter, limpar e analisar dados Ou pode pedir a especialistas da comunidade Scraper Wiki para fazer isso.
- TileMile/Map Box: Uma forma simples de fazer seus próprios mapas.
- Frontline SMS: Usada no mundo todo, essa ferramenta de envio de mensagens permite que você se comunique com um grande número de pessoas de uma forma organizada.
- Zeega: Um pacote de ferramentas que permite a criação de documentários interativos em novos formatos, com som, vídeo, texto e fotos.
- Amara: Um sistema de tradução com base em voluntários que permite adicionar legendas a vídeos.
- Ushahidi: Talvez a mais popular das ferramentas, Ushahidi é um sistema de crowdsourcing que permite acesso pelo celular.
*Eric Newton é consultor sênior do presidente da Fundação John S. e James L. Knight. Leia a versão completa deste texto aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário