O Periódico Cadernos de Comunicação associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) convida pesquisadores a contribuírem para uma edição especial focada no papel transformador da Inteligência Artificial (IA) no campo da Comunicação. A IA tem aplicações desde a automação na produção de notícias, apoio na checagem de fatos, avaliação de sentimento da audiência e do consumidor, gerenciamento de mídia, interações nas mídias sociais, entre outros.
A tecnologia apresenta potencial para aumentar a eficiência, precisão e alcance da produção midiática. Ao mesmo tempo levanta questionamentos éticos relacionados à sua natureza técnica complexa e multifacetada. Al-Zoubi, Ahmad e Hamid (2024), Shi e Lin (2024) e Franganillo (2023) lembram que a IA depende de grandes volumes de dados para funcionar e caso estejam enviesados, os resultados produzidos podem distorcer fatos e eventos, acentuar discriminações e desigualdades, comprometendo a integridade da informação. Assim, o uso sem mediação humana pode levar a padronização de notícias, afetar a percepção de credibilidade e autenticidade do conteúdo informativo, e violações de privacidade com a coleta e análise de dados pessoais.
Neste sentido, Coeckelbergh (2023) destaca que a tecnologia é social e humana, pois o uso ocorre em um contexto social. O sentido da IA supera a questão meramente técnica e diz respeito à forma como os humanos atuam a partir dela, como usam, percebem e experimentam, em ambientes sociotécnicos. Logo, pensar sobre a ação a partir da tecnologia precisa ser compreendido também por uma perspectiva histórica e sociocultural.
Dessa forma, esta edição pretende explorar tanto pesquisas teóricas quanto empíricas, fornecendo insights sobre como a IA está remodelando as práticas, teorias e aplicações da comunicação, em alguns temas recomendados:
Tema 1: Perspectivas Teóricas sobre IA na Comunicação
- Explorar teorias e frameworks fundamentais.
- Discutir a evolução das teorias da comunicação no contexto da IA.
- Examinar implicações filosóficas e éticas.
Tema 2: IA na Mídia e Jornalismo
- Investigar o impacto da IA na produção, disseminação e consumo de notícias.
- Analisar estudos de caso de aplicações de IA em organizações de mídia.
- Avaliar o papel da IA no combate à desinformação e na melhoria da integridade jornalística.
Tema 3: IA no Marketing e Publicidade
- Estudar o uso da IA na análise do comportamento do consumidor e na publicidade direcionada.
- Avaliar a eficácia das estratégias de marketing impulsionadas por IA.
- Discutir as implicações para a privacidade do consumidor e marketing ético.
Tema 4: IA e Comunicação Interpessoal
- Examinar como a IA influencia a comunicação interpessoal em plataformas digitais.
- Explorar o papel da IA nas interações nas mídias sociais e comunidades online.
- Avaliar o impacto da IA nas relações pessoais e padrões de comunicação.
Tema 5: Direções Futuras e Inovações
- Tendências futuras e inovações em IA e comunicação.
- Identificar áreas de pesquisa emergentes e possíveis colaborações.
- Discutir abordagens interdisciplinares e a integração da IA com outras tecnologias de comunicação.
Diretrizes de submissão:
- Os manuscritos devem ser originais, trabalhos não publicados e aderir às diretrizes de submissão do periódico.
- Todas as submissões passarão pelo processo de revisão por pares.
- Por favor, envie seus manuscritos até 01 de dezembro de 2024 pela plataforma da revista (https://periodicos.ufsm.br/ ccomunicacao/index).
- Para mais informações, entre em contato com cristina.m.gomes@ufsm.br.
Datas Importantes:
- Prazo de submissão: até 01/12/2024.
- Notificação de Aceite: 31/03/2025.
- Data Prevista de Publicação: 30/04/2025.
Referências
Al-Zoubi, Omar; Ahmad, Normahfuzah; Hamid, Norsiah Abdul. Artificial Intelligence in Newsrooms: Ethical Challenges Facing Journalists. Studies in Media and Communication, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 401-409, jan. 2024. doi.org/10.11114/smc.v12i1. 6587.
Coeckelbergh, Mark. Ética na inteligência artificial. São Paulo: Rio de Janeiro: UB. Editora PUC-Rio, 2023.
Franganillo, J. La inteligencia artificial generativa y su impacto en la creación de contenidos mediáticos. methaodos. Revista De Ciencias Sociales, 11(2), 2023. https://doi.org/10. 17502/mrcs.v11i2.710
Santaella, Lucia. Por que é imprescindível um manual ético para a Inteligência Artificial Generativa? TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, 2023, p. 7–24.
Shi, Yi & Lin, Sun . How Generative AI Is Transforming Journalism: Development, Application and Ethics. Journalism and Media 5: 582–594, 2024. https://doi.org/ 10.3390/journalmedia5020039.
Mais informações em: https://periodicos.ufsm. br/ccomunicacao/announcement/ view/789
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