Por Maria Eduarda Arruda (aluna integrante do Observatório Jornalístico Universitário da Universidade Federal de Goiás)
O projeto GuaIA é uma ferramenta de Inteligência Artificial lançada por meio de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia/UFG) com o objetivo de monitorar as desinformações publicadas em redes sociais sobre as eleições municipais no estado.
Atualmente, a ferramenta verifica conteúdos de texto, imagens, áudio e vídeo. Quando uma notícia suspeita é detectada, a ferramenta faz um processo de análise automatizada e gera o resultado em forma de pontuação (score), que pode variar de zero a 100%. Quanto mais próximo de 100%, maior a probabilidade de que seja uma fake news ou conteúdo distorcido.
Segundo o Portal UFG, o GuaIA foi desenvolvido com a intenção de facilitar a ação da Justiça Eleitoral, agilizando as decisões dos juízes. Dessa forma, o acesso ainda está disponível apenas para membros do TRE-GO e do Ministério Público Eleitoral, e não tem previsão para ser aberto ao público geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário