quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dissertação aborda suicídio de escravos em Cuiabá

Paixão da Alma: O Suicídio de Cativos em Cuiabá (1850-1888) é o título da dissertação do aluno Bruno Pinheiro Rodriguez, que realiza defesa pública de Mestrado em História hoje (02). A defesa será às 14h no primeiro piso do bloco do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). O trabalho tem como orientador o professor, Ernesto Cerveira de Sena, que ministra a disciplina História da América, na graduação, e integra o Programa de Pós-Graduação em História, da UFMT. A banca examinadora será composta pelos professores Oswaldo Machado Filho, da UFMT, e Diva Muniz do Couto Gontijo da Universidade de Brasília (UnB).

Bruno abre o seu trabalho com a citação do bilhete de despedida da escritora Virginia Woolf, que cometeu o suicídio em 1941. Segundo ele, ``a escolha foi uma forma de já justificar o trabalho``, do uso de um tema comumente intrigante na sociedade.

O trabalho é resultado de investigações e pesquisas em arquivos públicos para dar respostas a questões como ``O suicídio se configurava um ato de resistência ao sistema escravista? Ou foi um recurso que elucidava a liberdade individual?``. A pesquisa busca a compreensão do significado do suicídio de escravos no tempo em que dois mundos se encontraram - a cultura ocidental e a africana, e o autor conclui que ``o suicídio pode ser interpretado como resistência, ao passo que elucida a liberdade individual``.

Nenhum comentário: