sábado, 18 de agosto de 2012

Nota do Sindjor-MT: regulamentação do estágio em jornalismo



O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) vem a público informar as empresas do Estado que será signatário de contratos de estágio em jornalismo sob as seguintes condições:

·         Jornada de trabalho máxima de 20 horas semanais;
·         Estar cursando o 6º semestre ou superior;
·         Função não pode ser desempenhada nos finais de semana, feriados e/ou à noite;
·         Remuneração não inferior a R$ 300,00, referente ao valor de uma bolsa de iniciação à pesquisa (PIBIC);
·         Termo assinado entre entidade fornecedora do estágio, instituição de ensino, sindicato, empresa e estagiário
·         Número total de estagiários não superior a 20% do total dos profissionais do setor ou no mínimo dois estagiários para empresas pequenas e médias e meios de comunicação de pequeno porte.
·         Fica vetada a realização de atividades não inerentes à prática jornalística;

Tais normas estão regulamentadas no Programa Nacional de Projetos de Estágio Acadêmico em Jornalismo, documento aprovado pela categoria no XXXIII Congresso Nacional dos Jornalistas brasileiros, em agosto de 2008, em São Paulo.

Este documento foi formulado por especialistas e é resguardado pela chancela da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), entidade à qual o Sindjor-MT é filiado.

O Sindicato é contra o uso de estagiários como “mão-de-obra barata”, substituindo jornalistas formados e expondo estudantes a condições de trabalhos que não lhes são pertinentes e atrapalhando o rendimento deles nas atividades acadêmicas.

As portas do Sindjor-MT estão abertas à qualquer estudante que queira tirar dúvidas sobre sua posição de estagiário, assegurando seus direitos. Assim como aempresários da comunicação que queiram garantir que estão proporcionando as melhores condições de aprendizado aos estudantes em sua redação ou agência.

Diretoria do Sindjor-MT

Nenhum comentário: