quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Veja dicas para o trainee conquistar a vaga dos sonhos

Tauana Marin

Divulgação
Não é sempre que surge um processo de seleção para programa de trainee. E quando eles aparecem, muitos candidatos disputam a mesma vaga, já que pode ser uma oportunidade de ouro para os novatos no mercado de trabalho. Mas, conquistar o tão sonhado posto não é tarefa fácil. Além dos conhecimentos acadêmicos e experiências vividas, o interessado precisa ficar atento a cada detalhe do processo.
O primeiro passo é caprichar no cartão de visitas de quem busca oportunidade no mercado de trabalho: o currículo. “Muitas pessoas ainda cometem erros. Uma boa apresentação é clean (limpa, em inglês), sucinta. É necessário ser objetivo e detalhar mais a última experiência profissional e itens como idiomas, cursos, intercâmbio e trabalho voluntários, tópicos bem-vistos pelos recrutadores e grande parte das companhias”, diz a especialista Manoela Costa, gerente da Page Talent, consultoria voltada à seleção de estagiários e trainees.
O segundo passo é saber onde está pisando. De acordo com Manoela, é necessário estar bem informado sobre a companhia em que se pretende seguir carreira. “Pesquisar tudo o que puder arespeito da empresa: missão, visão, valores, ramo de atuação, concorrentes, produtos e posicionamento no mercado”, aconselha.
 O modo de se vestir não fica para trás. A dica básica para não errar é dar preferência a roupas sociais e de cores neutras. Evite muitas cores, peças justas ou curtas, bem como maquiagem e acessórios que chamem muita atenção. O segredo é ser discreto.
“Vale também entender qual o ‘estilo’ da empresa. Se estivermos falando de uma companhia mais formal, como um banco, aposte no tradicional terno e gravata. No caso de uma empresa de construção civil, calça jeans e camisa seria o mais adequado”, contextualiza Manoela.
AVALIAÇÃO
Engana-se quem pensa que o processo de seleção fica restrito aos testes escritos e as dinâmicas e entrevistas. A partir do momento que o candidato pisa na firma ou no local de recrutamento já está sendo observado. Manoela explica que a postura e o comportamento são fundamentais para uma boa avaliação em qualquer que seja a etapa do processo seletivo. “Você nunca sabe com quem vai cruzar no elevador ou na recepção, então seja educado e cordial com todos. Além disso, tenha cuidado com a postura, vícios de linguagem e o uso de gírias.”
Em seguida estão as dinâmicas de grupo, a entrevista final e, consequentemente, os entrevistadores. Nessa etapa, não existe fórmula mágica, o segredo é ser você mesmo. Além disso, é importante mostrar-se motivado, ser participativo, trazer suas ideias e opiniões, ser flexível, saber trabalhar em equipe, ser político e educado.
“No momento da apresentação pessoal, organize seu discurso em ordem cronológica, mantenha postura e tom de voz adequados para a ocasião e sempre olhe para as pessoas enquanto estiver falando”, ensina Manoela. Segundo ela, a dica é estruturar bem as respostas e trazer exemplos práticos de projetos desenvolvidos e resultados obtidos, caso os tenha. “Se não tiver experiências anteriores, fale sobre situações da sua vida acadêmica e outros projetos que possam valer a pena, para valorizar suas qualidades.”

Nenhum comentário: