quinta-feira, 28 de março de 2019

Jornalistas de ciência se unem em redes e fomentam integração nacional e latino-americana

Assim como a política, a ciência é um campo em que vicejam notícias falsas, as chamadas “fake news”. Boatos sobre supostas conexões entre vacinas e autismo, curas mirabolantes para doenças crônicas e o questionamento do aquecimento global provocado pela ação humana se alastram com facilidade pelas redes sociais. Seus impactos passam pela desinformação generalizada ao risco à saúde pública.
Diante deste e de outros desafios, comunicadores que se dedicam ao jornalismo científico na América Latina buscam se fortalecer em redes e associações. O fomento à colaboração e à integração nacional e regional tem movido essas entidades em vários países da região.
ArgentinaChileColômbia e México são alguns dos países com redes nacionais atuantes de jornalistas e comunicadores ligados ao jornalismo científico. Elas estão entre as associações que inspiraram a criação da Rede Com Ciência - Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência, como contou ao Centro Knight o jornalista André Biernath. Ele é cofundador e presidente da rede, oficialmente fundada em fevereiro de 2019, um ano depois de começar a se articular via Facebook.

Nenhum comentário: