segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Boitempo e Pirataria


Há alguns dias postamos a notícia (já excluída) de que a Editora Boitempo havia aberto seucatálogo digital para livre acesso.

A Editora avisa que não autorizou a abertura de seu catálogo e que portanto está sendo vítima de pirataria de suas obras.

Leia abaixo a íntegra na nota.


"Circula, desde a última semana, a falsa notícia de que a Boitempo teria liberado seus e-books gratuitamente, remetendo a um link que reúne arquivos piratas de obras de seu catálogo e de outras editoras. É desconhecida a origem dessa tentativa de sabotagem de atividades da editora, que expõe os leitores a arquivos inseguros e que subtraem páginas de créditos, notas de edição e outros arquivos das obras (ocultando o trabalho por trás dos livros).

A Boitempo tem um histórico de investimento na edição de obras digitais que sempre visou a ampliação do acesso à leitura, praticando preços com descontos em relação ao valor do impresso numa média superior à praticada pelo mercado editorial. Além disso, já realizou, sim, ações pontuais de liberação de e-books gratuitamente, com arquivos originais, seguros, e em contextos particulares, sempre com o consentimento de seus autores e sem onerar todos os profissionais envolvidos na edição.

Enquanto editora independente, a Boitempo sustenta suas atividades exclusivamente com a venda de livros, em meio impresso ou digital. Nesse momento dramático de crise do mercado editorial brasileiro, que tem sido especialmente duro para as pequenas e médias editoras, a Boitempo pede aos seus leitores – que a têm acompanhado ao longo dos últimos 25 anos, fundamentais para a construção dessa história – que não compartilhem essa notícia falsa e que ajudem a divulgar esse comunicado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#LeiaEmCasa #LeiaMarx #Boitempo #DefendaOLivro #JuntosPeloLivro #EditoraIndependente


Nenhum comentário: