terça-feira, 22 de setembro de 2020

UFG é pioneira ao ofertar prova de leitura e suficiência e língua estrangeira online

 


Procedimento de avaliação criado pela UFG vem servindo de modelo para outras IFES

Texto: Carolina Melo e Raniê Solarevisky

Ao longo da pandemia e da necessidade de isolamento social, o Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira (Casle) da UFG teve que se reinventar para continuar a oferecer à comunidade as ações de extensão na forma de convocações de provas de suficiência em línguas. Se, antes, tudo era realizado de forma presencial, desde à organização dos editais até a aplicação das avaliações, agora o Casle garante a oferta das provas totalmente online. O procedimento criado pela UFG foi um sucesso e vem servindo de modelo para outras instituições federais de ensino superior (Ifes).

O Centro oferece provas de Espanhol, Francês, Italiano, Inglês e Português como segunda língua (de surdos, indígenas e estrangeiros) para candidatos de programas de pós-graduação que precisam da declaração de Língua Estrangeira. Antes da pandemia, o programa atendia em torno de 200 candidatos por edital. Em seu primeiro edital na versão online, quase duas mil pessoas participaram do processo. “Pessoas esparramadas por todo o Brasil, de Norte a Sul, Leste a Oeste. E também tivemos casos de pessoas morando no exterior e realizando a prova do Casle”, conta a professora e coordenadora da Faculdade de Letras (FL) da UFG, Patrícia Roberta Machado.

Para a aplicação das provas do CASLE em junho, a equipe pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR-UFG) criou e customizou salas no Moodle IPÊ para cada uma das cinco provas de língua estrangeira previstas, cadastrando o conjunto de questões de cada prova e inserindo os mais de dois mil participantes inscritos. Além disso, também garantiu suporte para a estruturação de procedimentos para a correção das avaliações, envio e resposta a recursos dos candidatos por meio do próprio Moodle e emissão de certificados online. Nesse momento, a equipe do órgão está desenvolvendo o mesmo trabalho para as provas que serão realizadas em outubro, paras as quais há cerca de 700 inscritos distribuídos entre as cinco provas disponibilizadas no edital.

A professora Patrícia destaca o pioneirismo da instituição. “Nós fomos os primeiros a fazer esse tipo de avaliação online. Após o primeiro edital, recebi inúmeros e-mails e contatos de outras instituições de ensino superior, especialmente federais, procurando entender como realizamos todo esse processo online”. Segundo a professora, atualmente, a UFG participa de um grupo em rede nacional com coordenadores de projetos que fazem a aplicação de prova de Língua Estrangeira para seleção de pós-graduação stricto sensu, onde compartilha sua experiência.


Procedimento

O primeiro edital online foi divulgado no mês de junho e executado com os recursos institucionais, desde o Gsuíte da UFG até a plataforma Moodle IPÊ do Ciar-UFG. “Fizemos cursos de capacitação para os fiscais e tutoriais para orientar tanto os fiscais como as bancas de correção das provas e também os candidatos”, conta a professora Patrícia Machado.

O contato com os candidatos é realizado um dia antes da aplicação das provas. “Enviamos as orientações para a realização da prova por e-mail e, via agendamento, o link da sala de reunião. No dia da prova, os candidatos entram primeiro na sala de reunião com antecedência para a identificação realizada por fiscais e acesso ao link da prova”. Conforme explica a professora Patrícia, a realização da prova é gravada e fiscalizada o tempo todo.

“Atualmente, estamos trabalhando no investimento do projeto para dar continuidade a aplicação de provas online através de uma personalização de um plugin para aplicação das provas, que vai nos trazer ainda mais segurança para esse tipo de atividade”, acrescenta a  professora.

Segundo o coordenador tecnológico do CIAR, Amilton Rogério, o órgão pesquisou por uma solução que atendesse melhor às demandas do CASLE e chegou a um plugin desenvolvido pela Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), que repassou informações importantes para a equipe da UFG. “Construíram um plugin que é quase um sistema, já que tem muitos recursos. Ele está disponível no repositório da CAPES e pode ser utilizado por qualquer usuário do Moodle gratuitamente – e essa é a beleza do software livre”, explica.

O plugin facilita a elaboração e gerenciamento de provas e questões, aplicação e correção de provas, e ainda permite gerar gráficos estatísticos, tudo dentro do próprio Moodle. A equipe do CIAR trabalhou na hospedagem e testes de uma versão customizada do plugin, desenvolvida por uma empresa privada para adicionar ainda mais funcionalidades, como a realização de provas anônimas.

Para mais informações, acesse o site do Casle.

Fonte: Secom/UFG

Nenhum comentário: