quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Lançamento na UnB: livro analisa os principais temas da conjuntura das comunicações no Brasil


O Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da Universidade de Brasília lança nesta quarta-feira, (11/8, livro que analisa os principais temas da conjuntura das comunicações. O 1º evento de lançamento será online, com transmissão pelo Canal do LaPCom no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCq-2yFiSZGP1g2RYGho_4eA), a partir das 10h.  

A obra é uma parceria com a União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura-Seção Brasil (Ulepicc-Brasil) e inicia um projeto que passará a ser publicada anualmente, avaliando a evolução do cenário do campo no Brasil.

O livro – chamado "Cadernos LaPCom-Ulepicc de conjuntura das comunicações 2021: pandemia, liberdade de expressão e polêmicas regulatórias na comunicação eletrônica" – analisa o cenário brasileiro e a relação do governo Bolsonaro com os veículos de comunicação, incluindo os ataques à liberdade de expressão.

Entre as iniciativas do governo federal estão a Medida Provisória que alterou temporariamente os ataques à comunicação pública, as regras de transmissão de jogos de TV, a reforma da área das telecomunicações e a implantação do 5G no país.

Os capítulos também analisam os impactos da pandemia em alguns temas. São examinadas iniciativas no campo da coleta de dados e do vigilantismo e como as disputas pela proteção de dados foram construídas tanto na esfera do Executivo quanto do Judiciário.

Por fim, a obra também faz um mapeamento de temas relevantes relacionados à comunicação em debate no Parlamento, como o Projeto de Lei 2.630 de 2020, que trata de medidas de transparência, condutas vedadas e moderação de conteúdos em provedores de aplicação e projetos de lei voltados ao audiovisual online e sob demanda.

Após o lançamento, está programada a publicação do livro no site: https://ulepicc.org.br/

Nenhum comentário: