segunda-feira, 6 de março de 2023

Prorrogada data final para submissão de trabalhos ao 1º Erejor Centro-Oeste: novo prazo é 12 de março

Por Comissão Organizadora do 1º Erejor Centro-Oeste

Barra do Garças (MT), 17/02/2022


A Comissão Organizadora do 1º Encontro de Ensino de Jornalismo da Região Centro-

Oeste (1º Erejor Centro-Oeste) prorrogou para o dia 12 de março de 2023 o prazo para

recebimento/submissão de trabalhos. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de

março de 2023, no formato virtual (remoto).

A promoção do evento é da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e a

realização, do curso de Jornalismo do Campus Universitário do Araguaia (cidade de

Barra do Garças - MT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

São aceitos trabalhos exclusivamente no formato Resumo Expandido, de 6 a 8 mil

caracteres, sem espaços, o que equivale a um texto entre três e cinco páginas. O

formato Resumo Expandido contempla duas modalidades: Comunicação Científica e

Relato de Experiência.

A Comunicação Científica constitui espaço para reflexões mais teóricas e/ou

resultantes de pesquisas científicas, inclusive comunicação de pesquisas em

andamento e seus resultados parciais.

O Relato de Experiência contempla a apresentação de vivências decorrentes do

processo de ensino-aprendizagem ao longo de disciplinas, projetos de pesquisa,

projetos de extensão e participações em eventos acadêmicos, envolvendo aspectos

como metodologias de ensino, produções laboratoriais, pesquisa na graduação e

outros. Também aquilo que resulte de produção jornalística, na condição de estudante

ou de profissional, apontando os seus eventuais vínculos teóricos.

Para ambas as modalidades (Comunicação Científica ou Relato de Experiência) a

estrutura do texto deve conter título, identificação do autor logo abaixo do título,

minicurrículo em nota de rodapé na primeira página, introdução, desenvolvimento (com

ou sem subdivisões, a critério do autor), conclusão ou considerações finais e referências

bibliográficas utilizadas, conforme os templates disponíveis no site do evento:

https://www.even3.com.br/erejor-centro-oeste-2023.

O trabalho deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento

entrelinhas em 1,5, justificado (alinhado nos dois lados) e transformado em documento

PDF. Cada professor ou jornalista pode inscrever no máximo um trabalho (Resumo

Expandido) por GP, mas não há limite para trabalhos do GT Pesquisa na Graduação

nos quais apareça como orientador de trabalho de estudante.


Docentes e profissionais

Os trabalhos de autoria dos docentes e dos jornalistas profissionais podem ser

submetidos aos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs): Atividades de Extensão

(coordenadora: Patrícia Kolling. E-mail: patrícia.kolling@ufmt.br); Ensino de Ética e de

Teorias do Jornalismo (coordenador: Antonio Sebastião da Silva. E-mail:

antonio.silva3@ufmt.br); Produção Científica (coordenador: Vinicius Guedes Pereira

de Souza. E-mail: vinicius.souza@ufmt.br); Produção Laboratorial – Eletrônicos e

Impressos (coordenador: Gesner Duarte Pádua. E-mail: gesner.padua@ufmt.br) e

Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino (coordenador: Edson Luiz

Spenthof. E-mail: edsonspenthof@uol.com.br  . As ementas dos GPs e do GT estão

disponíveis em www.abejor.org.br.


Estudantes

Sem prejuízo à apresentação de trabalhos em coautoria com docentes ou jornalistas

nos GPs, os estudantes podem inscrever e apresentar os seus trabalhos próprios

(resumos expandidos) no Grupo de Trabalho (GT) Pesquisa na Graduação,

coordenado por Jociene Carla Ferreira Perini. E-mail: jociene.pedrini@ufmt.br. Os

trabalhos dos estudantes podem ser produzidos individualmente ou por mais de uma

pessoa e terão de apresentar, como um dos seus coautores, o(a) professor(a)

orientador(a), devidamente identificado(a) na nota de rodapé da primeira página, junto

com os autores. Não há limite para orientação docente e cada estudante poderá assinar,

como autor ou coautor, somente dois trabalhos inscritos.


Formas de envio/submissão

Para se inscrever e terem direito à apresentação de seu trabalho no evento, os autores

precisam completar três movimentos, não necessariamente nesta ordem: (1) inscreverse

como participantes no evento; (2) submeter o seu trabalho; (3) pagar o valor

correspondente à categoria (conforme informação abaixo e no site do evento).

Todas as informações e links para submissão estão disponíveis em

https://www.even3.com.br/erejor-centro-oeste-2023. Já os pagamentos precisam ser

feitos acessando www.abejor.org.br/loja. Eventuais dúvidas podem ser sanadas

diretamente com a comissão organizadora local – Gilson Costa (gilson.costa@ufmt.br),

Jorge Arlan Pereira (Jorge.pereira@ufmt.br) e Edson Spenthof

(edsonspenthof@uol.com.br) ou diretamente com os coordenadores de GPs e do GT

acima informados com os seus respectivos endereços eletrônicos.


Sobre o Encontro

O 1º Encontro de Ensino de Jornalismo da Região Centro-Oeste (1º Erejor Centro-

Oeste) será realizado nos dias 24 e 25 de março de 2023, em formato totalmente

virtual. O tema é O Papel do jornalismo brasileiro na perspectiva do estado democrático

de direito: do ensino ao exercício profissional e a promoção e a realização local,

respectivamente, como já informado, da Abej e do curso de Jornalismo da UFMT,

Campus Araguaia. A programação completa será informada em breve.

Os valores das inscrições ao evento são de R$ 30,00 para professores ou jornalistas

profissionais, R$ 20,00 para pós-graduandos e R$ 10,00 para estudantes de graduação.

Os sócios da Abej em dia com suas anuidades (que podem ser regularizadas pelo site

da Abej) estão isentos do pagamento da inscrição.

Somente terão direito a certificado de participante e de autor de trabalho aqueles que

fizerem as inscrições e os pagamentos informados acima e no site do evento

(https://www.even3.com.br/erejor-centro-oeste-2023). Os autores e coautores de

trabalhos inscritos serão impedidos de apresentá-los se não efetuarem o pagamento

das inscrições. Os sócios em dia com as anuidades precisam apenas efetuar

corretamente a inscrição dos trabalhos.

Podem se inscrever, como participantes e/ou autores, professores de cursos de

jornalismo (graduados ou não em jornalismo), jornalistas profissionais, estudantes de

pós-graduação em comunicação ou outra área que reflitam sobre os temas dos GPs e

estudantes de graduação em jornalismo.

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