Centro-Oeste no mapa do Ciberespaço:
compartilhando informações sobre Jornalismo, Comunicação, Educação, Cultura Contemporânea, e áreas afins para profissionais, professores, pesquisadores, concurseiros, estudantes, e entusiastas.
(desde 2008)
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Demissão de professor em Brazlândia (DF) denuncia discriminação institucional
CUT - DF solicita intervenção do Ministério Público para investigar o caso
Imprensa publicou, nos últimos dias, polêmica atitude de professor de inglês que lecionava numa escola pública de Brazlândia – cidade satélite do DF.
Em novembro de 2008, quando ainda fazia parte do quadro de professores da escola, com contrato temporário, o professor Márcio decidiu utilizar a música “I Kissed a girl” (Eu beijei uma garota), da cantora americana Katy Perry (na foto), para exemplificar conjugação verbal no tempo passado. Sua atitude contrariou uma orientação da direção da escola, que julgou o conteúdo da música inadequado para a faixa etária dos alunos (12 a 14 anos). Acusado de fazer apologia ao uso de álcool e ao homossexualismo, professor foi afastado da função e não teve contrato renovado para 2009.
O Secretário de Educação do Distrito Federal - José Luiz da Silva Valente - ao manifestar-se sobre o caso alegou que a atitude do professor "reflete um comportamento inadequado", motivo pelo qual a Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF apóia a decisão da escola.
Ora, a orientação pedagógica da escola - cuja direção afirma ter sido contrariada pelo professor, deve estar subordinada às diretrizes fixadas pelo Ministério da Educação para a rede pública de ensino no Brasil. E a proposta do MEC é investir na capacitação de professores da rede pública para o combate à homofobia, justamente para que situações como a de Brazlândia não voltem a ocorrer.
Obs. do blogueiro: Agora lascou! Será que Janis Joplin pode? E Elton John? Amy Winehouse, nem pensar, né? E nas aulas de Português, será que Cassia Eller ou Renato Russo pode? Vou mandar email pro gabinete do Secretário perguntando: dianamyandrade@yahoo.com.br.
Ìntegra da matéria da CUT/DF no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário