quinta-feira, 9 de junho de 2016

Com desejo de equilibrar a vida, comunicadora deixa o dia a dia de agência para empreender



Lygia Pontes afirma que é possível equilibrar vida pessoal e profissional (Imagem: arquivo pessoal)

Não conseguir encontrar os amigos, se atrasar para compromissos de família, sentir dores no corpo por não ter tempo para exercícios físicos, abandonar coisas que gosta e não conseguir horário sequer para marcar consultas médicas. Não só na comunicação, mas em outras áreas, é comum ver pessoas que se dedicam quase 100% à vida profissional. Era exatamente isso que acontecia com Lygia Pontes, formada em RP pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e atual advisor e consultora. Com desejo de equilibrar a vida, ela deixou o emprego para empreender. "Comecei a me dar conta de que precisava encontrar o equilíbrio entre trabalho e lazer".
Logo quando iniciou os estudos na USP, Lygia começou a fazer estágios e seguiu trabalhando na área depois de formada. As oportunidades de se envolver em projetos importantes como fazer gestão de crises, conceber e estruturar departamentos e definir estratégias digitais começaram a surgir e ela foi se dedicando cada vez mais. "Na área de comunicação, estar conectado 24 horas por dia e sete dias por semana é comum. No meu caso, eu levava isso como uma regra e trabalhava quase o tempo todo - do escritório ou de qualquer outro lugar em que eu estivesse. Minha vida profissional tinha praticamente 100% da minha atenção e, por isso, eu deixava de lado o que fazia parte da dimensão pessoal: família, amigos, hobbies e férias".Com o tempo, alguns sinais alertaram Lygia e ela percebeu que precisava equilibrar a vida pessoa e profissional. A consultora conta que os amigos passaram a dizer que o horário para os encontros era duas horas mais cedo, pois era o que ela costumava atrasar - quando ia -, dores pelo corpo começaram a surgir e atividades como ler, ver filmes e estudar acabaram ficando de lado. "Quando eu não estava trabalhando, ficava tão cansada, que só conseguia dormir". O estopim para mudar de vida aconteceu quando a profissional teve crise de choro no trabalho, claro. "Voltei para casa pensando em tudo e me dei conta de que precisava encontrar o equilíbrio com urgência. Geralmente, as metas e os objetivos das empresas não estão em harmonia com o que os colaboradores podem oferecer. A falta de alinhamento causa grandes prejuízos a todos os envolvidos", ressalta.
Todo o processo de mudança fez com que Lygia deixasse o trabalho e criasse seu projeto de consultoria. De acordo com a empreendedora, a proposta é auxiliar empresas e pessoas a identificarem e solucionarem problemas de modo personalizado e acessível. O plano de ação usado por ela para equilibrar as duas áreas é compartilhado em atendimentos e encontros. Embora considere a comunicação uma profissão difícil de balancear, ela afirma que é possível e alerta para que os profissionais não caiam em armadilhas. "As principais estão ligadas a não assumirmos responsabilidades. Quando acreditamos que algo não deu certo por causa de outras pessoas ou até de situações e acontecimentos ('o universo'), não existe nenhuma atitude que possamos tomar para que isso não ocorra novamente no futuro, o que nos torna apenas espectadores", comenta.
É evidente que, afirma Lygia, em algum momento a vida profissional pode exigir mais e isso acaba por adiar o lazer, mas, feito de forma consciente, não há espaço para a frustração, já que será algo passageiro. Para quem deseja iniciar planejamento de equilíbrio, a consultora apresenta cinco dicas essenciais que precisam ser levadas em consideração.  Veja aqui os conselhos de Lygia Pontes

Nenhum comentário: