sexta-feira, 8 de abril de 2011

Marinha abre concurso para duas vagas de Comunicação Social


A Marinha do Brasil abre processo seletivo, com inscrição até 29 de abril, para o quadro técnico do corpo auxiliar. O ingresso na carreira militar ocorre no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato ter sido aprovado e classificado em todas as fases da Seleção Inicial, ter sido aprovado em todas as fases do Curso de Formação e no Estágio de Aplicação.

As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro / RJ, Vila Velha / ES, Salvador / BA, Natal / RN, Olinda / PE, Fortaleza / CE, Belém / PA, São Luís / MA, Rio Grande / RS, Porto Alegre / RS, Florianópolis / SC, Ladário / MS, Brasília / DF, São Paulo / SP e Manaus / AM.

Veja abaixo os programas para as provas escritas de conhecimentos:

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO - Conceitos e objetivos; Componentes fundamentais da comunicação; As formas de comunicação e os sentidos; Linguagem como meio de comunicação social; O meios de comunicação; Comunicação Subliminar; Semiótica; e O “ruído” na comunicação.

COMUNICAÇÃO DE MASSA - Conceitos e objetivos; Os meios de comunicação de massa (utilização e impacto);Indústria Cultural; Alta Cultura, Cultura de massa e seus produtos; A Massa, o público e a opinião pública;e Papel do indivíduo e do cidadão na sociedade de massa.

PORTUGUÊS - Gramática aplicada; e Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

RELAÇÕES PÚBLICAS - Conceitos, objetivos e produtos; Definição da política de Relações Públicas de uma empresa para seus públicos interno e externo; Elaboração, coleta e análise de Pesquisa de Opinião e Mercado; Planejamento: organização e controle de recursos e estratégias para a comunicação interna e externa da empresa; Imagem empresarial: orientação quanto à imagem da instituição, assessorando a direção da empresa nas mais variadas questões; Comunicação Empresarial Integrada: Planejamento estratégico da imagem; Questões públicas; Assessoria de Imprensa: press-release; e Contato com a mídia.

JORNALISMO - Características do texto jornalístico: informativo, interpretativo e opinativo; Notícia: classificação, pauta e apuração; Reportagem: produção, fonte, planejamento e execução; Entrevista: tipos de entrevistas e pontos básicos para sua condução; Veículos de comunicação e suas diferenças; Redação para jornalismo: uso correto dos verbos, adequação do texto para os diferentes veículos, linguagem jornalística, tipos de leads e expressões; Planejamento editorial; Planejamento visual gráfico (diagramação) e impressão; Telejornalismo: texto jornalístico para televisão, script e edição; Radiojornalismo: apuração de notícias; Técnicas de redação; Entrevistas; Recursos técnicos; Boletim de notícias; Reportagem; Programas especializados; Jornalismo Multimídia ou Webjornalismo: a Comunicação Social na era digital; Tecnologia como agente transformador das sociedades atuais; Hipertexto, técnicas e interfaces; Produção e edição de notícias on-line; e Código de Ética.

PUBLICIDADE e PROPAGANDA - A pesquisa na propaganda; Criação; Mídia; Texto; Propaganda Institucional e Propaganda Subliminar; Planejamento e desenvolvimento de atividades práticas em publicidade e propaganda; Supervisão e orientação da produção de criação e produção em mídia gráfica, eletrônica e audiovisual; comportamento do consumidor; Pesquisa de mercado; Gestão de organizações para comunicação; O uso do Marketing para criar, comunicar e fornecer valor à imagem da empresa, da marca e do produto; Licenciamento e marca; e Marketing: conceito, objetivos e funções básicas.

Nenhum comentário: