terça-feira, 16 de agosto de 2011

Adriana Amaral destaca contato entre alunos e profissionais no 3 Ciberjoris

A professora e pesquisadora Adriana Amaral, palestrante do 3º Seminário de Ciberjornalismo, afirmou nesta terça-feira (16) que o evento será muito representativo, sobretudo por promover o contato entre estudantes e profissionais da área.

“Acredito que o 3º Seminário de Ciberjornalismo será um evento muito interessante para os estudos de jornalismo digital, por vários motivos: a temática das redes, os palestrantes nacionais e internacionais, especialistas em áreas emergentes, o debate e o contato com os alunos e profissionais da região”, comentou.

A palestra de Adriana Amaral acontece no dia 18, quinta-feira, a partir das 20h, e terá como tema “Jornalismo e Ciberespaço”. O 3º Seminário de Ciberjornalismo acontece no anfiteatro do CCHS, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo.

“Minha fala se concentrará na relação entre jornalismo e curadoria de informações. Vou abordar questões relativas ao colecionismo, mediação e memória no jornalismo digital a partir de algumas práticas que observo nas apropriações dos sites de redes sociais, tanto por veículos jornalísticos como pelos próprios cidadãos”, comentou a jornalista e doutora em Comunicação Social pela PUCRS.
Adriana é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e dos cursos de graduação em jornalismo e em comunicação digital da UNISINOS. Também é bolsista de Produtividade do CNPq.
É autora de Visões Perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk (2006) e de Métodos de Pesquisas para Internet (2011) juntamente com Raquel Recuero e Suely Fragoso.
ABERTURA
A abertura do 3º Seminário de Ciberjornalismo da UFMS será hoje (16), a partir das 19h, no anfiteatro do CCHS. A conferência da noite será realizada pelo professor Dr. Angel Rodriguez Bravo, da Universidade Autónoma de Barcelona, e terá como tema “O controle de qualidade no Ciberjornalismo”.
O evento terá ainda a participação de Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais na Internet”, Fernando Firmino, autor do “Blog Jornalismo Móvel”, Luciana Mielniczuk, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da UFBA (GJOL/UFBA) e co-autora do livro “Modelos de Jornalismo Digital”, e da professora e pesquisadora da Universidade Autónoma de Barcelona, Norminanda Montoya, que vai falar sobre “Qualidade e os usos do vídeo nas Redes Sociais”. Também haverá uma videoconferência com Mário Tascon, renomado especialista espanhol em Ciberjornalismo.

Nenhum comentário: