terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CIJ abre inscrições para curso de investigação de crimes financeiros

Centre For Investigative Journalism de Londres está com inscrições abertas até 30 de janeiro para um curso de investigação de crimes financeiros, sigilo financeiro e recuperação de ativos. Jornalistas de países em desenvolvimento não pagam pelo curso e podem pedir bolsa para custos de viagem no ato da inscrição.

O curso será realizado em Londres entre 8 e 11 de abril e destina-se a profissionais que têm interesse em investigar negócios e o fluxo do dinheiro. Ter experiência em relatórios financeiros é uma vantagem, mas não uma condição prévia, já que entre os temas abordados nas aulas estão a análise de demonstrações financeiras, onde encontrar documentos, ferramentas para análise de dados, como entender as contas de uma empresa, entre outros.  

A ideia é reunir jornalistas de países onde muitas vezes a corrupção, os paraísos fiscais e as práticas fiscais nocivas agravam a pobreza e a desigualdade social. A seleção dos bolsistas será baseada no histórico dos candidatos – terão preferência aqueles com prática em jornalismo investigativo.  Por isso, é importante responder às perguntas do formulário de seleção com atenção e dar exemplos de seu trabalho investigativo. Os jornalistas não precisam, necessariamente, ter experiência em jornalismo econômico, mas todos os candidatos devem falar inglês, já que o seminário não terá tradução.

Para mais informações clique aqui.

Fonte: Abraji

Nenhum comentário: