quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Grupo Estado abre inscrição para curso de jornalismo econômico

Inscrições pela internet vão até o dia 2 de fevereiro; programa é gratuito e tem duração de três meses


Começa hoje a seleção para o 4º Curso Estado de Jornalismo Econômico, promovido pelo Grupo Estado e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). O programa gratuito tem duração de três meses - de 10 de março a 6 de junho - e inclui aulas com professores da fundação, atividades monitoradas por jornalistas do Grupo Estado e palestras e coletivas de imprensa com líderes da economia nacional. Em anos anteriores, o curso recebeu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a presidente da Petrobrás, Graça Foster, entre outros.

Podem participar jornalistas formados em 2012 e 2013 e alunos de último semestre de cursos de jornalismo. Serão selecionados 25 jovens, que terão atividades em período integral. Pela manhã, vão cumprir um currículo com disciplinas da FGV. À tarde, atuarão nas redações.
As inscrições seguem até 2 de fevereiro pela página www.estadao.com.br/focas.


Todo o conteúdo teórico de economia foi definido em conjunto por editores do Grupo Estado e professores da FGV. No programa, disciplinas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro nacional e internacional, mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística. 


Inscrição e seleção. A primeira fase da seleção é online. O candidato precisa cadastrar currículo, escrever uma justificativa de interesse no curso e informar qual foi, em sua opinião, a notícia mais importante da cobertura econômica em 2013, explicando a escolha. O processo ainda inclui testes de múltipla escolha de conhecimentos econômicos, português e inglês. 


Até 75 jovens serão aprovados para a segunda fase da seleção, na sede do Grupo Estado. Em um dia de atividades, passarão por prova de conhecimentos gerais e vão redigir uma reportagem econômica. Haverá também entrevista com profissionais do Grupo Estado. 
O resultado será divulgado em 23 de fevereiro. O curso tem patrocínio do Itaú. 

 Fonte: 
O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: