quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Novo curso online de jornalismo de dados em português ensina a automatizar coleta de dados da web


A etapa mais penosa do jornalismo de dados costuma ser a de coleta, especialmente quando o jornalista precisa estruturar planilhas a partir de relatórios PDF, páginas da internet ou redes sociais. O novo curso online em português oferecido pelo Centro Knight e pela Escola de Dados vai mostrar como contornar esse problema e automatizar a coleta de dados da web.
O curso "Raspagem e Mineração de Dados para Jornalistas" será ministrado de 5 de setembro a 2 de outubro por Marco Túlio Pires, coordenador global da rede Escola de Dados, no JournalismCourses.org, o programa de ensino à distância do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin.
Trata-se de um BOC (big online course), uma modalidade de cursos na internet lançada no ano passado pelo Centro Knight que cria oportunidades de treinamento mais avançado e mais especializado que os MOOCs (cursos massivos). Ao contrário dos MOOCs, que geralmente têm milhares de alunos e são grátis, os BOCs têm número limitado de alunos e um custo. Este BOC tem uma taxa de inscrição de 95 dólares, que deve ser paga com cartão de crédito. As vagas são, portanto, limitadas e a inscrição pode ser feita neste link.

Nenhum comentário: