quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Universidade Federal de Goiás passa a adotar diploma digital

 


Inovação cumpre legislação do MEC e dá mais segurança para registro e guarda do documento

 Os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estão colando grau neste ano estão sendo os primeiros a receberem o diploma digital pela Instituição. Agora, os diplomas dos concluintes dos cursos de graduação são expedidos e registrados no formato digital. Os formandos que concluírem o curso de graduação não precisarão solicitar a expedição do diploma. Logo após a colação de grau, o diploma digital é emitido automaticamente pela Instituição.

O acesso ao diploma digital será encaminhado ao discente pelo e-mail que está cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa),  assim como pode ser obtido no site Diploma UFG , utilizando as credenciais de acesso do login único. No link que vai ser enviado, há o acesso tanto à Representação Visual do Diploma Digital (RVDD) quanto ao arquivo XML, que contém os mesmos dados e as assinaturas digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). 

Esses procedimentos conferem ao documento a segurança e a validade jurídica necessárias. Com isso, através do código de verificação, o diploma poderá ser aferido a qualquer tempo pelo concluinte ou por pessoas autorizadas por ele, sem a burocracia dos processos de emissão convencionais, coibindo falsificações em diplomas e registros acadêmicos, como ocorre frequentemente com os documentos impressos em papel.

Leia mais.

Nenhum comentário: