sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Confira 10 bolsas de estudos internacionais para jornalistas



Jornalistas brasileiros interessados em estudar no exterior têm oportunidades de bolsas que cobrem total ou parcialmente mensalidades e outros custos como moradia,  seguro saúde e despesas diárias  

Joan Shorestein Fellwoship Universidade Harvard

https://shorensteincenter.org/programs/fellowships/fellowship-application/


Knigt Bagehot Fellowship Program Universidade Columbia

https://journalism.columbia.edu/knight-bagehot


Elizabeth Neuffer Fellowship MIT 

https://www.iwmf.org/our-programs/faq-elizabeth-neuffer-fellowship/


Word Press Institute WPI Universidade Saint Thomas

https://apply.worldpressinstitute.org/instructions-for-applicants


Reuters Institute for the Study of Journalism Universidade Oxford

https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/our-journalist-fellowship-programme


Tarbell Fellowship (Training for Good) 

https://www.tarbellfellowship.org/programme


Chinese Government Scholarship (CGS) Tsinghua

https://www.globalbusinessjournalism.com/application-requirements


DW Akademi Universidade de Bonn

https://akademie.dw.com/en/international-media-studies/s-12276


Programa Formação de Líderes Estudar

https://lider.estudar.org.br/programa-de-bolsas-lideres-estudar/?utm_source=portal_ef&utm_medium=referral&utm_campaign=portal-ef-lideres-2025&referral=portal_ef-referral-portal-ef-lideres-2025--


Fundação Lemman

https://fundacaolemann.org.br/noticias/conheca-o-programa-de-bolsas-no-exterior-lemann-fellowship


quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

IHGG empossa amanhã, em Goiânia, 35 novos sócios, entre titulares e correspondentes


O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) vai realizar nesta sexta-feira, dia 31, às 9h, em sua sede, Casa Rosada, na rua 82 com a rua 85, no setor Sul, em Goiânia, a solenidade de posse de 35 novos sócios – 22 titulares, sete correspondentes do Estado e seis correspondentes nacionais. O ato atende a decisão da Assembleia Geral realizada no dia 8 de novembro de 2024, quando foram preenchidas 22 das 30 vagas criadas recentemente, que ampliaram o quadro social de 50 titulares para 80, e resgatada a memória de fundadores do Instituto, que passam a patronos das novas cadeiras.

Entre os novos sócios titulares do IHGG, tomará posse Rosana Maria Ribeiro, professora doutora da Faculdade de Informação e Comunicação da  Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), cadeira nº 52, que tem como patrono o padre Luís Gonzaga de Camargo Fleury.

Leia a íntegra da matéria de Jales Naves.

Oito oportunidades para jornalistas


Lista de oportunidades com prazos para fevereiro inclui cursos, concursos e bolsas de estudo.

Clique aqui.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

CFP: Jornalismo para Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial - Congresso Internacional JDMIA



 Nas últimas três décadas, o jornalismo foi confrontado com um conjunto de inovações tecnológicas que impactaram fortemente a atividade. Uma das grandes mudanças foi o aparecimento dos jornais online – que em Portugal surgiram precisamente há 30 anos – uma situação que implicou a reorganização dos grupos mediáticos. 

Depois da Internet, os dispositivos móveis e a Inteligência Artificial vieram alterar ainda mais o processo informativo, criando um ciclo contínuo de desafios para as empresas de comunicação. E assim se chegou ao ponto atual, em que os media lutam pela sua própria sobrevivência naquele que seria o seu elemento natural: a informação.

Em 2009, alguns destes problemas levaram à organização da primeira edição dos Encontros da Montanha para discutir o papel dos dispositivos móveis no jornalismo. Três anos depois nascia o congresso JDM que, em 2023, passou a JDMIA para juntar a Inteligência Artificial aos temas abordados uma vez que a temática já tinha sido discutida na edição anterior.

Em 2025, este congresso bienal cumpre a sua sétima edição e procura reunir novamente a melhor investigação desenvolvida no espaço ibero-americano. Para além do jornalismo móvel e da inteligência artificial, nesta edição haverá uma mesa dedicada aos 30 anos do jornalismo na Web e outra dedicada ao papel da literacia mediática (educomunicação) numa sociedade afetada pela superabundância informativa.

Datas

Chamada de trabalhos: até dia 30 de março de 2025
Aceitação: dia 15 de junho de 2025
Inscrições: até 15 de setembro de 2025
Divulgação do programa: 15 de outubro de 2025
Congresso: 13 e 14 de novembro de 2025, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Trabalhos: As propostas (textos completos) podem ser redigidas em português ou castelhano e remetidas para este e-mail (jdm@labcom.ubi.pt). Devem ter 5000/6000 palavras e incluir título, resumo, palavras-chave e bibliografia. Usar normas APA. Após o Congresso, todos os participantes vão ter um período para atualizar/finalizar os textos a partir das discussões das mesas e enviar como versão final para integrar o Livro a ser publicado pela Editora Labcom. 

Mesas de Trabalho: Jornalismo e Dispositivos Móveis; Jornalismo e Inteligência Artificial; 30 anos de jornalismo na Web; Literacia Mediática.

Mais informações: www.jdm.ubi.pt 

sábado, 25 de janeiro de 2025

UAB/URCA informa Processo Seletivo destinado à seleção de Professores(as) Formadores(as) e Tutores(as) em cultura digital e comuinicação


Formação Acadêmica: Graduação em Letras, Jornalismo ou Comunicação Social - Pós-Graduação: Lato sensu em Mídias Digitais, Comunicação ou Linguística Aplicada, ou stricto sensu em áreas relacionadas à tecnologia e linguagens. 

Experiência: Mínimo de 1 ano de docência no ensino superior, preferencialmente com projetos digitais. 

Disciplinas Relacionadas: - Linguagem e Cultura na Era Digital - Criação de Conteúdo Digital em Língua Portuguesa e Inglesa - Gamificação e Ferramentas Tecnológicas no Ensino de Línguas.

Mais informações

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Nuevo número de la Revista Comunicación & Métodos, Vol. 6 Núm. 2


Se ha publicado el volumen 6, Número 2 (2024) de la revista 
Comunicación & Métodos, titulado "Investigar la comunicación en un escenario de multiplicidad de temáticas y necesidades":

https://comunicacionymetodos.com/index.php/cym/issue/view/13

En él, se presentan artículos que abarcan diversas áreas de la comunicación, desde el periodismo hasta el ámbito audiovisual, empleando una variedad de herramientas metodológicas que esperamos sean de gran utilidad para los investigadores en este campo.

Estos son los contenidos de este número:

— "Investigar la comunicación en un escenario de multiplicidad de temáticas y necesidades" (editorial), por Fernando Suárez Carballo.

— "Propuesta metodológica para el análisis del formato pódcast aplicado a la industria de la información", por María Rosario Onieva Mallero.

— "Aplicación del método Delphi en la clasificación de formatos de Branded Video Content y su proyección en el área de contenidos digitales", por Marta Mendoza, Jorge Clemente Mediavilla y Nuria Villagra.

— "La triangulación del deseo: una estructura psicoanalítica de tres partes sobre el deseo y el poder en el cine", por Helena De Martini Melo.

— "El análisis comparativo como metodología de estudio de remakes melodramáticos y otros géneros cinematográficos", por Antonio Joaquín Pamos Herrero.

— "El diseño de sistemas más similares y más diferentes para la investigación en el área de la comunicación de crisis", por Claudia Janssen Danyi y Paul Janssen Danyi.

— "Análisis de las metodologías aplicadas en el estudio etnográfico de las redacciones de noticias en televisión", por José Luis Valhondo-Crego.

Explora estos contenidos aquí:

https://comunicacionymetodos.com/index.php/cym/issue/view/13

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2023/2024: Lusofonias e decolonialidade


Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2023/2024: Lusofonias e decolonialidade

Editores: Carlos Camponez e Madalena Oliveira

Editora: CECS/Lusocom/Sopcom
Ano: 2024
ISSN: 2255-2243

DOWNLOAD GRÁTIS

Tão diverso quanto disperso pelo globo terrestre, o mundo lusófono é um espaço de pluralidade cultural. Múltiplo nas formas de expressão identitária, que têm nas variantes do Português um ponto de confluência, este extenso território linguístico conjuga a herança de um passado de descoberta com a experiência presente de reinterpretação histórica. Tomando a comunicação como o processo pelo qual se faz comunidade – no sentido do que é comum, mesmo na divergência ou na derivação –, este volume do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, que tem a tripla chancela da Lusocom, da Sopcom e do CECS, reúne contributos dos quatro continentes onde se fala, pensa e produz conhecimento em Português. Do Brasil a Timor-Leste, os autores que participam nesta edição referente ao biénio 2023-2024 refletem sobre traços que fazem do plural lusofonias e da proposta da decolonialidade a chave para pensar o campo da comunicação no espaço geo-político-cultural de língua portuguesa. 

Quem é a primeira mulher travesti a se formar em jornalismo pela UFAL: “quero fazer doutorado”

 

Durante o Carnaval de 2023, Diana Maria Justino de Souza, 25 anos, encontrou três jovens travestis vivendo na praça Sinimbu, em Maceió. O diálogo foi natural, como se já fossem conhecidas, e Diana percebeu quantos paralelos existiam entre as trajetórias delas e a sua. Naquela mesma noite, decidiu que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seria sobre travestis em situação de rua. Um ano depois, tornou-se a primeira mulher trans travesti a se formar em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Leia a íntegra da matéria por Rebecca Moura


terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Processo seletivo de sete vagas para Bolsista de TI no – Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia-UFG.

 


A FUNDAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO EDUCATIVA E CULTURAL – FUNDAÇÃO RTVE  informa que estarão abertas, no período de 17 de janeiro à 23 de janeiro de 2025, as inscrições para o processo seletivo para atuar no CETT/UFG – Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia. 

Leia o edital.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Mestrado em Jornalismo recebe inscrições até 5 de fevereiro


 As inscrições para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ocorrem até o dia 5 de fevereiro (quarta-feira). O processo é gratuito e deve ser feito de modo online. O ingresso será no primeiro semestre de 2025 e as disciplinas são presenciais.

São ofertadas 18 vagas, dessas até quatro são reservadas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as), uma vaga para pessoas com deficiência (PcD), uma vaga para candidatos/as Trans (Transexuais, Transgêneros e Travestis) e uma vaga para candidato(a) autodeclarados(a) indígena. Também é oferecida, em caráter adicional, uma vaga para candidatos(as) estrangeiros(as) com status de refugiados ou portadores de visto humanitário.

O PPGJor tem como área de concentração ‘Processos Jornalísticos’, estruturada

Fonte:  em duas linhas de pesquisa: ‘Processos de Produção Jornalística’ e ‘Processos Jornalísticos e Práticas Sociais’. O Mestrado em Jornalismo da UEPG tem nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Etapas do processo de seleção para o Mestrado 

Com base no edital nº 23/2024, a seleção será feita em três etapas, sendo duas eliminatórias e uma classificatória. A primeira fase é a análise do anteprojeto de pesquisa, a segunda uma prova escrita e a última será a apresentação e defesa do anteprojeto. A segunda e terceira etapas do processo de seleção serão realizadas de modo presencial na UEPG, como evidencia o edital. A pontuação mínima a ser alcançada nas três etapas é de 7,0, com valor máximo de 10,0.

A lista de aprovados será divulgada a partir do dia 28 de fevereiro de 2025, na aba Editais, disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. O início das aulas do ano letivo de 2025 está previsto para o dia 10 de março de 2025, de modo presencial.

Todas as informações e links importantes para a inscrição e matrícula do Mestrado em Jornalismo estão disponíveis no site do PPGJor/UEPG.

Doutorado 

A Capes anunciou em 2024 a aprovação do Doutorado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O próximo passo será implementá-lo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG, com o objetivo de atender uma demanda crescente por qualificação que contempla dezenas de municípios do interior do estado e acolher também interessados oriundos de diferentes regiões do país.

Fonte: Uepg

domingo, 19 de janeiro de 2025

- Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"

 

A proposta do dossiê “Comunicação e Diversidade nas Organizações” é reconhecer e problematizar práticas organizacionais para a diversidade, compreendendo que estamos diante de um quadro teórico, empírico e político que Mark Fisher chama de realismo capitalista, em que noções como individualismo, atomização, negacionismo rivalizam com ideiais de comunidade, coletividade e integração, apontando para zonas tensivas, turvas e paradoxais de uma existência a partir das relações com o capital.

 As agendas políticas pela diversidade se espraiam nas relações entre marcas, contextos organizacionais e aportes sobre inclusão, colocando em evidência a necessidade da interdisciplinaridade no terreno da Comunicação Organizacional para a criação de novos aportes teórico-metodológicos que deem conta dos desafios do contemporâneo. | Editores convidados: Ricardo Ferreira Freitas (UERJ), Thiago Soares (UFPE) e Maria Helena Carmo (UERJ e FACHA).


Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/issue/current

Chamada de trabalhos para o III Seminário de História da Comunicação

 

Encontra-se aberta, até 10 de fevereiro, a chamada de trabalhos para o III Seminário de História da Comunicação. O evento, organizado pelo GT de História da Comunicação da Sopcom, decorrerá no dia 28 de março de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Que lugar têm vindo a ocupar as várias profissões da comunicação (no Jornalismo, na Publicidade, na Propaganda, nas Relações-Públicas, no Cinema, em tantas outras) no espaço social? Que relações têm estabelecido? Que fronteiras? Que influências? Que condições/circunstâncias de produção? Como tudo se tem alterado ou mantido ao longo do tempo?

Estas questões são o mote para o III Seminário de História da Comunicação, que pretende ser um momento de partilha, reflexão e discussão de conhecimentos. Partindo de uma perspetiva histórica, independentemente da época em estudo, mas procurando uma abordagem interdisciplinar e internacional, aceitam-se propostas de comunicações que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos, tendo em consideração a sua pertinência, originalidade e qualidade:

Eixos temáticos:

  • História das profissões da comunicação (biografias; delimitação de fronteiras do campo profissional; deontologia…);
  • História dos media (jornais, revistas, agências noticiosas, rádio, televisão, livros, cinema, meios digitais…);
  • História empresarial da comunicação e das condições de produção (consumo, literacias, tecnologia, regulação…);
  • Discursos dos media (sobre acontecimentos, figuras, fenómenos sociais…);
  • Perspetivas internacionais e comparadas no âmbito da história dos media.
  • História da comunicação (comunicação organizacional, comunicação política…).

    Será atribuído o Prémio Jovem Investigador em História da Comunicação à melhor comunicação. Este Prémio destina-se a estudantes do ensino superior.

    Prazo para submissão de propostas: 10 de fevereiro

    Prazo para inscrições: 14 de março

    Os resumos devem ter no máximo 350 palavras, incluindo o título da comunicação, e até 4 palavras-chave, bem como uma biografia resumida (150 palavras) do(s) autor(es), incluindo a filiação institucional e endereço de e-mail. Os resumos devem ser enviados para: gthistcom@gmail.com

    Cada autor só pode apresentar no máximo duas propostas de comunicação (ou três se pelo menos uma for em coautoria).

    As comunicações têm a duração máxima de 15 minutos, realizam-se em formato presencial, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, (apenas participantes que se encontrem fora do país podem apresentar a comunicação em formato não presencial), podendo ser apresentadas em português, espanhol ou inglês.

    Mais informações, aqui.


    sábado, 18 de janeiro de 2025

    Call for papers ICOMTA'25 (Scopus y Web of Science), del 2 al 4 de septiembre (Valdivia, Chile). Envío hasta el 9 de mayo de 2025

     

     

    Sobre ICOMTA (for English press here)

     La V Conferencia Internacional en Comunicación y Tecnologías Aplicadas (ICOMTA), que se realizará en modalidad mixta (presencial y virtual) en la Universidad Austral de Chile (Valdivia, Chile) los días 2, 3 y 4 de septiembre de 2025.

     

    ¡Llamada de artículos!

    La Universidad Austral de Chile, como entidad organizadora, y, como colaboradoras, la Universidade de Vigo (Galicia, España), la Universidade de Santiago de Compostela-Equipo de Investigaciones Políticas (Galicia, España), la Red Internacional de Investigación de Gestión de la Comunicación (XESCOM) y WAPOR Latinoamérica hacen un llamado a participar en ICOMTA’25 – La V Conferencia Internacional de Comunicación y Tecnologías Aplicadas de 2025.

     

    Fechas importantes:

     

    Modalidad de artículos completos con publicación:

    • Presentación del artículo: hasta el 9 de mayo de 2025
    • Notificación de aceptación: hasta el 10 de junio de 2025
    • Pago de inscripción para garantizar la inclusión de un artículo aceptado (una vez se le haya notificado la aceptación): hasta el 17 de junio de 2025
    • Fecha límite de presentación del artículo final: hasta el 17 de junio de 2025

    Modalidad de resúmenes sin publicación:

    • Presentación de resúmenes sin publicación: hasta el 20 de julio de 2025
    • Notificación de aceptación: hasta 25 de julio de 2025
    • Pago de inscripción para garantizar su inclusión en el programa: hasta el 31 de julio de 2025

    Modalidad de participación libre:

    • Inscripción: hasta el 31 de agosto de 2025
     

    Temáticas de la conferencia (en inglés, español o portugués)

     

     

    Para consultar las temáticas

    Para consultar las normas de subida

    Para consultar los 14 workshops

     

    Publicación de los trabajos e indexación

     

    - Las publicaciones se podrán enviar en inglés, en español y portugués. Las presentaciones serán presenciales o virtuales. Las publicaciones en inglés serán publicadas en un volumen de Springer (Scopus) o Atlantis Press (Web of Science).

     

    - Las publicaciones en lengua española y portuguesa, serán publicadas en la editorial Tirant lo Blanch, primera editorial española según el índice Scholar Publisher Indicators.

     

     

    ¡Síguenos en nuestras Redes Sociales!

    Facebook
    X
    Instagram

    sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

    Novo livro narra bastidores de como a Globo se tornou um império durante a ditadura no Brasil

     


    De autoria de Ernesto Rodrigues, uma detalhada investigação esmiúça como aconteceu a complexa dinâmica de colaboração e dependência da emissora com o poder, que moldou a trajetória da TV e a história recente do Brasil (leia a íntegra da matéria por André Duchiade).

    quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

    Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

     Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

    fonte: Agência Brasil



    O governo federal lançou nesta terça-feira (14) o Pé de Meia Licenciaturas, uma bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes de graduação que ingressem em cursos de licenciatura via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse valor, o aluno contemplado poderá sacar até R$ 700 por mês. Os outros R$ 350 ficarão depositados em uma poupança e poderão ser sacados após o professor recém-formado ingressar em uma rede pública de ensino e em até cinco anos após a conclusão do curso. A medida faz parte do Programa Mais Professores, que envolve uma série de ações para incentivar e valorizar a docência.

    "Esse importante programa é para atrair, estimular e incentivar as pessoas a entrarem nas licenciaturas e permanecer", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante cerimônia de anúncio do programa, no Palácio do Planalto. O Pé de Meia Licenciaturas reproduz a fórmula do programa de mesmo nome destinado a reter estudantes do ensino médio na escola, e que hoje alcança quase 4 milhões de alunos.

    Leia mais na Agência Brasil


    EDITAL – Antologia VamQueer


    A antologia VamQueer emerge de criptas amaldiçoadas para oferecer histórias que tratem dos jogos, desejos, angústias e mordidas disseminados pelos imortais herdeiros queer de Ruthven, Carmilla, Lestat e, por que não, Drácula. A editora Diario Macabro procura contos que discutam temas queer e LGBTQIA+ a partir da figura do vampiro e sua tradição, desde os textos clássicos do século XIX até o cinema e a televisão contemporâneas, passando por Buffy, What We Do in The Shadows e True Blood. Os textos podem explorar o gótico, o horror, o terror (todas as formas narrativas que fazem parte do lado sombrio da literatura) e que tratem de questões como vivência queer, monstruosidade, violência, subversão, transgressão, homoafetividade e cisheteronormatividade. 

    Interessados podem ler o edital completo aqui.

    terça-feira, 14 de janeiro de 2025

    A heroína da janela: a história de Joana da Paz que marcou o jornalismo brasileiro é relançada em livro

     


    Um dos casos mais emblemáticos do jornalismo brasileiro é relançado em livro e estreia nos cinemas, após a morte de sua protagonista. Dona Vitória Joana da Paz, de autoria de Fábio Gusmão, revela a verdadeira identidade da mulher que lutou contra o crime organizado no bairro que é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, Copacabana (Leia a íntegra da matéria por Pollyanna Brêtas).

    Concurso Público do Ministério Público da União – MPU


    Analista do MPU – Comunicação Social (1 vaga). Inscrições: 13/01/2025 a 27/02/2025.  Salários: R$ 13.994,78.

    Inscrições.