sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Congresso Andes discute sistemas de cotas


Ações afirmativas e o sistema de cotas para acesso às instituições públicas de ensino superior entraram na pauta de discussão do 29º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), durante a plenária de instalação realizada no dia 26, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Cumprindo a deliberação do 28º Congresso do ANDES-SN, realizado em Pelotas (2009), que definiu a realização de eventos sobre a temática nas seções sindicais e secretarias regionais, o ANDES-SN promoveu, de 11 a 13 de dezembro do ano passado, em Salvador (BA), um seminário nacional para dicutir o assunto e seus participantes se reveleram favoráveis à adoção de cotas. A decisão será submetida à aprovação deste congresso durante a plenária sobre o Plano de Lutas da categoria, marcada para o dia 30 de janeiro. Fonte: Andes - SN.

Leia também: Ação Afirmativa: Audiência Pública sobre Políticas de Ação Afirmativa de Reserva de Vagas no Ensino Superior.

Atualização às 22h25 - Grupo misto do qual participei aprovou remeter para plenária seguintes deliberações referentes a etnia, gênero e classe:

TR 21

1. lutar pela imediata aplicação da licença-mqaternidade de seis meses, obrigatória a todas as trabalhadorAS;
2. realizar em 2010 Seminário Nacional sobre Violência contra a Mulher;
3. lutar pelo fim da vilência homofóbica;
4. lutar pela aprovação imediata do PL 122/06, que criminaliza a homofobia;
5. lutar e combater as formas de expressão da homofobia, do racismo e do machismo.

TR 56

1. Lutar pela implantaçãode políticas afirmativas, como parte de políticas universalistas de ace3sso e educação em seus diferentes níveis e modalidades, com a garantia de permanência, bem como acesso à pesquisa e ao mercado de trabalho.

2. Posicionar-se favoravelmente ao sistema de cotas, como política transitória paraq auniversalização do acesso e permanência à educação superior.

3. Realizar encontro Nacional em 2010 sobre democratização do acesso à universidade, políticas de permanência e de financiamento.

Acompanhe pelo Twitter: @alfredo_costa.

Nenhum comentário: