Centro-Oeste no mapa do Ciberespaço:
compartilhando informações sobre Jornalismo, Comunicação, Educação, Literatura, Cultura Contemporânea, e áreas afins para profissionais, professores, escritores, pesquisadores, concurseiros, estudantes, e entusiastas.
(desde 2008)
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Congresso Andes discute sistemas de cotas
Ações afirmativas e o sistema de cotas para acesso às instituições públicas de ensino superior entraram na pauta de discussão do 29º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), durante a plenária de instalação realizada no dia 26, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Cumprindo a deliberação do 28º Congresso do ANDES-SN, realizado em Pelotas (2009), que definiu a realização de eventos sobre a temática nas seções sindicais e secretarias regionais, o ANDES-SN promoveu, de 11 a 13 de dezembro do ano passado, em Salvador (BA), um seminário nacional para dicutir o assunto e seus participantes se reveleram favoráveis à adoção de cotas. A decisão será submetida à aprovação deste congresso durante a plenária sobre o Plano de Lutas da categoria, marcada para o dia 30 de janeiro. Fonte: Andes - SN.
Leia também: Ação Afirmativa: Audiência Pública sobre Políticas de Ação Afirmativa de Reserva de Vagas no Ensino Superior.
Atualização às 22h25 - Grupo misto do qual participei aprovou remeter para plenária seguintes deliberações referentes a etnia, gênero e classe:
TR 21
1. lutar pela imediata aplicação da licença-mqaternidade de seis meses, obrigatória a todas as trabalhadorAS;
2. realizar em 2010 Seminário Nacional sobre Violência contra a Mulher;
3. lutar pelo fim da vilência homofóbica;
4. lutar pela aprovação imediata do PL 122/06, que criminaliza a homofobia;
5. lutar e combater as formas de expressão da homofobia, do racismo e do machismo.
TR 56
1. Lutar pela implantaçãode políticas afirmativas, como parte de políticas universalistas de ace3sso e educação em seus diferentes níveis e modalidades, com a garantia de permanência, bem como acesso à pesquisa e ao mercado de trabalho.
2. Posicionar-se favoravelmente ao sistema de cotas, como política transitória paraq auniversalização do acesso e permanência à educação superior.
3. Realizar encontro Nacional em 2010 sobre democratização do acesso à universidade, políticas de permanência e de financiamento.
Acompanhe pelo Twitter: @alfredo_costa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário