segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Inscrições abertas para bolsas de doutorado na Alemanha



Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado, desenvolvido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico DAAD, em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está com inscrições abertas até 5 de março de 2010. Programa seleciona bolsistas para doutorado na Alemanha e abrange todas as áreas de pesquisa.

São oferecidas bolsas para doutorado integral, doutorado sanduíche e duplo doutorado. Para se candidatar é preciso ter mestrado (concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2010) e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, estar matriculado em programa de doutorado brasileiro. Conhecimento do idioma alemão é exigido em nível intermediário apenas dos candidatos da área de ciências humanas. Entretanto, todos devem fazer teste prévio de nivelamento.

A inscrição será realizada pela Internet, via Formulário de Propostas On Line do CNPq, na Plataforma Carlos Chagas. Mais informações podem ser obtidas no site do DAAD.

Nenhum comentário: