segunda-feira, 29 de abril de 2013

Concurso para jornalista na UEL


por Mariana Mazza


A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, abriu concurso que oferece uma vaga para jornalistas. O edital inicial não exigia a formação em Jornalismo, mas saiu uma retificação corrigindo essa informação, até porque nos conhecimentos específicos só caem assuntos dessa área. Além disso diminuiu de duas para uma vaga! =(
Outra coisa que achei um pouco estranha foi não cobrarem português para a maioria dos cargos de nível superior, inclusive comunicação social!
Veja os detalhes da seleção:
CARGO: Comunicador Social/ Jornalismo
VAGAS: duas
CARGA HORÁRIA: 40 horas semanais
SALÁRIO: R$ 2.511,07
INSCRIÇÕES: até o dia 15 de maio pelo site da UEL
VALOR: R$ 80,00
PROVAS: prova objetiva (de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos), a ser realizada em 16 de junho, e prova de títulos
PARA ESTUDAR
1) Conhecimentos Gerais (20 questões, peso 2)
Noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude. Ética e Cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos. Constituição Federal de 1988 e Emenda Constitucional nº 20/98: Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Cap. I – Dos Direitos e deveres individuais e coletivos. Título III – Da organização do Estado. Cap. VII – Da Administração Pública. Seção I – Disposições Gerais. Seção II – Dos Servidores Públicos. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/90): Parte Geral: Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Dos Direitos Fundamentais.
2) Conhecimentos Específicos (20 questões, peso 3)
Ética Jornalística, Teorias da Comunicação, Teoria e Técnicas de Assessoria de Imprensa (com ênfase em assessoria de Órgãos Públicos), Técnicas de Jornalismo (impresso, TV, rádio e digital).

Nenhum comentário: