quinta-feira, 11 de abril de 2013

Estão abertas iscrições para Passaporte SporTV


Jornalistas formados a partir de 2010 podem participar do processo para selecionar talentos para as áreas de reportagem, edição e produção

O canal esportivo de TV por assinatura de maior audiência no país abre oportunidade para jornalistas que gostam de esportes e que desejam aprimorar a sua formação, tendo contato com alguns dos principais profissionais do jornalismo esportivo através do projeto "Passaporte SporTV". Formados a partir de 2010 ou que vão se graduar até o final do primeiro semestre deste ano e que residam no Brasil podem participar do processo. As inscrições vão até o dia 21 de abril. Então não perca tempo e faça parte desta iniciativa do Canal Campeão. Clique aqui para se inscrever!
Os repórteres que integram o projeto têm a oportunidade de acompanhar os principais acontecimentos do esporte mundial. Assim lembra Frederico Paes, um dos participantes na primeira edição do "Passaporte SporTV", que acompanhou toda a preparação e a caminhada da Espanha na conquista de sua primeira Copa do Mundo, em 2010.
- Tive a sorte de ir para Espanha acompanhar toda a preparação da seleção, ver Barcelona e Real Madrid de perto, a final da Liga dos Campeões em Madri. Foi legal poder acompanhar um momento importante daquele no futebol. Era uma ansiedade muito grande, a cada fase que a Espanha alcançava.
Frederico Paes destacou ainda a importância do projeto para jornalistas que moram fora dos grandes centros urbanos. Como era o caso dele.
- Foi a realização de um sonho para mim. Morava no interior de Minas (Gerais), longe das principais sedes dos meios de comunicação. O SporTV inovou nesse processo de seleção. Foram seis meses, várias etapas do processo seletivo e consegui ficar entre os dez selecionados para o projeto - disse.
Após o encerramento do programa, Frederico foi integrado à equipe do "SporTV News", no qual trabalha atualmente como editor de texto. Ele também teve a oportunidade de participar da cobertura do Canal Campeão na Copa América de 2011, na Argentina, e nas Olimpíadas de 2012, em Londres.
Rodrigo Albornoz também conquistou seu espaço no Canal Campeão após participar da primeira geração de correspondentes. Ele ressalta que o projeto é extenso e trabalhoso.
- O processo de televisão é complexo, coletivo, e me dei ao trabalho de contar uma vez que para que uma reportagem nossa aconteça, dez pessoas ou mais chegam a se envolver. No "Passaporte SporTV" você se vê em outro país sozinho com todo esse processo. Você precisa ser editor, câmera, repórter, produtor e precisa entender um pouco de tudo isso. Mais adiante isso vai fazer toda a diferença na carreira do jovem jornalista, porque você passa a enxergar melhor o trabalho dos colegas. A gente costumava brincar que o Passaporte é um Bope do jornalismo, porque quem sobreviver àquilo, faz qualquer coisa depois - brincou.
No início do projeto, Rodrigo ficou em São Paulo, mas pôde acompanhar a Copa Rural, na Amazônia. Em uma série de reportagens, ele mostrava como índios e caboclos da região se encontravam para jogar bola nas comunidades vizinhas. Mais tarde, foi para o Uruguai e Chile durante a Copa do Mundo de 2010.
Hoje repórter, Felipe Brisolla também lembra com carinho da experiência que teve durante sua participação do "Passaporte SporTV".
- O projeto dá a oportunidade para quem acabou de sair da faculdade ou tem um pouco de experiência de colocar isso em prática em um cenário em que normalmente você lida com grandes notícias. Então, você já é testado em situações de notícias de real importância para nosso público e isso faz do projeto algo muito bom.
Felipe foi enviado para a Argentina e teve a oportunidade de acompanhar de perto toda a polêmica criada em torno de uma declaração de Maradona durante a Copa do Mundo da África do Sul. Na oportunidade, o ex-jogador, então treinador da seleção argentina, declarou que ficaria pelado caso a equipe chegasse nas fases finais do campeonato.
- A Argentina não chegou, ainda bem, nos dois sentidos, mas foi uma experiência muito bacana, o povo argentino é muito caloroso. Essa grande rivalidade que a gente brinca é uma coisa mais lúdica. Os argentinos são grandes parceiros comerciais do Brasil e a experiência de ter vivido lá foi maravilhosa.
Depois do projeto, Brisolla se tornou repórter em São Paulo e também participou da cobertura da Eurocopa de 2012, na Polônia e na Ucrânia, e da Copa da África. Após o encerramento da competição, estava na África do Sul quando estourou o caso envolvendo Oscar Pistorius, acusado de matar a namorada a tiros.
- O Passaporte já é uma vitrine maravilhosa para o jovem que entra, mas a cobertura continua, o trabalho no canal continua e o aprendizado depois que a gente entra de fato na redação é ainda maior, ou tão grande quanto. A gente fica chateado porque houve morte, estávamos lá por conta da Copa da África, mas jornalisticamente é uma oportunidade de mostrar seu trabalho.
CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição até o dia 21 de abril no "Passaporte SporTV". Para mais informações entre no site institucional do SporTV.
Tem alguma dúvida sobre o projeto "Passaporte SporTV"? Envie um e-mail com suas perguntas para passaporte@highflyers.com.br

Nenhum comentário: