segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fontes de pesquisa para concursos na internet

O site Jornalistas Concurseiros reuniu diversas fontes de pesquisa para concursos na internet. 
Curso Radix
Aulas online com pacotes que abordam parte dos conteúdos ou aulas isoladas nas diversas áreas abordadas pelos conteúdos das quatro áreas. Não são videoaulas e sim apresentações em flash que conseguem aprofundar bem o conteúdo. É possível também enviar perguntas aos professores através de fóruns.
Para quem mora no Rio de Janeiro, o Curso Radix também está com turmas presenciais de intensivos para aFiocruz e para o concurso do CAU-RJ. Algumas das aulas oferecidas tratarão dos mesmos assuntos ou bem semelhantes ao que cai no edital da Alepe. Seria uma forma de se preparar para os dois (ou três) concursos.

Cursos do Iscom
Para quem está inscrito na área de Mídia Impressa, a turma de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia que começa amanhã (17) é uma boa opção. O Iscom também tem uma turma de Assessoria de Comunicação Pública que começa dia 10 de março e termina antes da data da prova.
Embora não sejam exatamente preparatórios para concursos, trazem excelentes materiais que ajudam a aprofundar esses que são dos assuntos mais cobrados em provas da área. E detalhe: informações passadas pelo professor Aldo Schmitz já caíram em questões de concursos, inclusive da FCC! #ficaadica1
Desconto de 50% para quem usar o código mm50 #ficaadica2

Cursoso do espaço jurídico
Além dos cursos para as matérias básicas, dos quais já falei aqui (desconto de 10 para os leitores que utilizarem o código 7f5d5172) , há uma grande possibilidade do Espaço Jurídico lançar um “mini-preparatório” voltado para o concurso da Alepe. Ainda não posso adiantar os detalhes, mas assim que tiver algo mais concreto, vocês serão os primeiros a saber!

enaj – Federação Nacional dos Jornalistas
Informações sobre Ética e Legislações, além de publicações como Manual de Assessoria de Imprensa.
ANJ – Associação Nacional de Jornais
Tem informações sobre circulação de jornais no Brasil, algumas legislações, além de um texto interessante sobre a história do jornalismo no Brasil.
Dicionário do Comuniqueiro
Traz muitos verbetes presentes em todas as áreas de Comunicação Social. É um ótimo guia de consultas!
Comunicação Empresarial
Tem indicações bibliográficas, artigos, sugestões de fontes… Tudo pode ser pesquisado por temas! Embora o nome seja Comunicação Empresarial, aborda um leque bem abrangente de assuntos.
Observatório da Imprensa
Acho interessante acompanhar os artigos, muitos servirão de base de estudos para conteúdos das provas. Além disso, trata dos principais assuntos discutidos atualmente que envolvem a mídia e que podem de alguma forma ser cobrados, inclusive na redação.
LEIA TAMBÉM
Post que fala sobre sites interessantes para buscar conteúdo de estudos. Serve não só para o concurso da Alepe, ma para praticamente todos os concursos na área de comunicação.

Nenhum comentário: