domingo, 9 de fevereiro de 2014

Jornalista x Radialista ou Jornalista + Radialista; polêmica na Alepe

por Mariana Mazza

Quem conhece um pouquinho da minha história, sabe que me formei em Rádio e TV e por levar muita “porta na cara” na hora de arrumar empregos e principalmente fazer concursos na área, acabei me formando em Jornalismo também. Quando lançaram as vagas do concurso da Alepe, eu vi logo que a habilitação de Rádio não tinha sido considerada nas áreas de Rádio, TV e Mídias Digitais. A situação para mim é muito cômoda, mas gosto das coisas certas e justas! Para quem me procurou triste ou revoltado, fiz o que sempre faço: orientei a procurar o sindicato da categoria! Alguns radialistas acabaram recorrendo ao Sindicato dos Radialistas de Pernambuco que lançou a nota abaixo:
“Sindicato questiona critérios de edital do concurso da ALEPE
O Sindicato dos Radialistas protocolou nesta terça-feira, 04 de fevereiro, Ofício Administrativo na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco solicitando reunião, em caráter de urgência, com a coordenação do Concurso Público para questionar a falta de vagas para profissionais Radialistas no Edital nº 01/2014, e requerer retificações, tendo em vista, que as vagas disponíveis de: Especialidade Comunicação Social – Área Rádio (B02); Especialidade Comunicação Social – Área Mídias Digitais (C03); e Especialidade Comunicação Social – Área TV (D04), devem ser preenchidas por profissionais habilitados em radialismo.
Acreditamos que houve por parte dos idealizadores do referido edital uma falta de conhecimento aprofundado sobre os cursos superiores de Radialismo ou Rádio e TV, com habilitação em Comunicação Social, que existe em várias universidades federais do país, em particular aqui no Recife.
Resguardados pela lei 6.615/78 que regulamenta a profissão do Radialista, onde constam as atribuições dos profissionais da área, as quais se encontram relacionada no edital N° 01/2014 da ALEPE, o qual, equivocadamente, exige formação em jornalismo para as áreas rádio e TV, orientamos que os profissionais Radialistas interessados em participar do concurso da ALEPE inscrevam-se imediatamente, para não perder o prazo de inscrição. Tendo em vista, que o Sindicado dos Radialistas está buscando resolver essa pendência, a princípio junto a coordenação do concurso, e caso não venha obter êxito irá recorrer a justiça para garantir aos Radialistas seus direitos, os quais encontram-se prejudicados por conta de um erro na elaboração do edital.
A DIRETORIA”
INSCRIÇÕES: entre 03 e 24 de fevereiro, no site da Fundação Carlos Chagas

Nenhum comentário: