O Observatório da Imprensa desta terça-feira (29/9) discute a crise na imprensa brasileira e a formação de cooperativas de jornalismo, numa entrevista com o Secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva. No programa, Alberto Dines questionará o que o governo – a quem não cabe salvar jornais privados – pode fazer para ajudar a reaquecer este mercado da imprensa. O número de jornalistas desempregados é impressionante, toda uma geração de profissionais experientes foi demitida dos veículos que, por consequência, sofrem com a perda de qualidade. O programa debate se o estímulo ao cooperativismo não seria uma alternativa. O Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Economia Solidária defende as cooperativas como solução para a manutenção de postos de trabalho e da atividade econômica. Dines lembra que, durante a ditadura, surgiram muitos jornais alternativos no formato de cooperativas.
Outro problema enfocado pelo Observatório da Imprensa é que nossa mídia está cada vez mais concentrada e verticalizada, cada vez menos pluralista, sobretudo nas regiões metropolitanas. O governo pensa em fomentar o renascimento da tradicional imprensa interiorana? A produção regional de TV e o intercâmbio de programação entre as duas redes públicas de TV também são assuntos abordados.
O Observatório da Imprensa vai ao ar no dia 29, terça, às 20h, na TV Brasil. Os horários e dias podem varias para a retransmissão do programa por emissoras afiliadas à TV Brasil. Para maiores detalhes consultar a TV Brasil ou o Observatório da Imprensa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário