sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Gestão de MT lança projeto para seleção com base em competências: Último dia para inscrição



Euziany Teodoro - Seges/MT  
A Secretaria de Gestão de Mato Grosso, por meio das Superintendências de Escola de Governo e de Gestão de Pessoas, deu início nesta segunda-feira (21.09) a um projeto-piloto para recrutamento e seleção de pessoas para cargos comissionados e funções de confiança, com base em competências.

Em maio deste ano, quando a Escola de Governo fez uma pesquisa de avaliação de competências dos gestores públicos (veja o resultado aqui), vários servidores sugeriram aprimorar a seleção de gestores. Pensando nisto, o projeto vem corroborar com os critérios técnicos já adotados pela Casa Civil para as nomeações. Atualmente, 63% dos cargos de confiança são ocupados por servidores de carreira.

O projeto oferece metodologia para a seleção dos cargos, que passa a ser composta por cinco fases: descrição e análise do cargo comissionado vago, divulgação da vaga, análise de currículos, teste de perfil comportamental e entrevista.

Na primeira fase, uma equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas elabora a descrição e análise do cargo comissionado a ser preenchido. Essa tarefa inclui as principais atividades do cargo, responsabilidades, formação desejada, conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas e uma lista dos projetos ou resultados que o ocupante deve entregar dentro de determinado prazo.

Em seguida é feita a divulgação da vaga através de banners e matérias. Na fase seguinte, são recebidos e analisados os currículos dos interessados ao cargo. Os candidatos selecionados fazem um teste de perfil de comportamento e entrevista para, então, ser escolhido o vencedor.

De acordo com o Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso, o projeto piloto tem como objetivo instrumentalizar os gestores para garantir mais assertividade na escolha de pessoas para ocupar posições estratégicas do governo. “Vamos fazer um piloto, mas já temos solicitações de outras secretarias para aplicar a metodologia em outros cargos”, afirmou.

O primeiro cargo a ser selecionado de acordo com essa nova metodologia será o de Superintendente da Escola de Governo. Os interessados em participar do processo podem fazer o download das informações sobre o cargo aqui e enviar seu currículo para o e-mail talentos@gestao.mt.gov.br até sexta-feira (25.09). 


Fonte: Assessoria Seges/MT 

Nenhum comentário: