sexta-feira, 10 de setembro de 2021

XV Simpósio de Comunicação da Região Tocantina na UFMA - Campus Imperatriz abre chamada de trabalhos

 


Com o tema “Jornalismo e Cultura digital na Era da Desinformação”, o XV  Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) acontecerá de 23 a 26 de  novembro de 2021, organizado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal do  Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, em parceria com o Programa de Pós-Graduação  em Comunicação (PPGCOM/Imperatriz)

            O objetivo do Simpósio é oferecer um espaço, online e gratuito, para divulgação  científica e popularização das pesquisas realizadas no âmbito da graduação e da pós graduação, ampliando discussões que abordem os fenômenos decorrentes da  comunicação em ambiente digital, em especial, os desafios do Jornalismo, em meio a  um contexto de crise informacional.  O evento acolherá os trabalhos em dois espaços, de acordo com o edital abaixo. 

Grupos de Trabalho (GTs)  

As propostas para os GTs devem ser enviadas em forma de trabalhos completos,  de 10 a 15 páginas. Os papers devem ser enviados de 01 a 20/09/2021 e o resultado  dos aceites será divulgado até o dia 03/10/2021. Os artigos aceitos serão publicados  posteriormente nos Anais do evento. 

Os trabalhos poderão ser inscritos em um dos 6 eixos:  

1) Comunicação, Gênero e Raça;  

2) Estudos sobre Jornalismo;  

3) Comunicação e Cibercultura;  

4) Comunicação e Política; 

5) Comunicação e Processos Subjetivos; 

6) Comunicação, Cultura e Memória.  

 

    Podem enviar trabalho para o XV SIMCOM doutores(as) (desde que em parceria  com estudantes), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) e, em parceria com  pesquisador/a/es em um dos níveis anteriores, graduados(as) e graduandos(as). Cada participante pode enviar apenas 1 texto em autoria principal e 1 em co-autoria. Os  papers aceitos deverão ser apresentados no evento por meio de videoconferência. 

As propostas devem ser enviadas para o e-mail simposiojornalismoitz@gmail.com com o seguinte assunto: Proposta para GT(número do GT) (nome do GT).  

Ex: Proposta para GT3 Comunicação e Cibercultura. 

 Mostra de produtos e TCCs  

Para a Mostra de Produtos e TCCs, cada proponente poderá submeter apenas 1  produto na condição de autor(a) principal e um na condição de co-autor(a). Para a  submissão, o(a) proponente deverá informar nome completo e instituição a que está  vinculado(a), e pode ser graduando(a), graduado(a) ou mestrando(a). 

O resumo expandido, escrito em português, deve ter relatos sobre a produção da  obra, contemplando aspectos teóricos e práticos de forma objetiva, e elementos  fundamentais do produto. As propostas devem ser enviadas de 01 a 20/09/2021, pelo  site do evento, e podem ser de 2020 e 2021, a serem enquadradas em uma das 11  categorias abaixo:  

1) Audiovisual;  

2) Reportagem ou Entrevista (televisão e multimídia);  

3) Fotografia;  

4) Áudio;  

5) Reportagem;  

6) Entrevistas;  

7) Jornalismo de serviço;  

8) Revista;  

9) Livro-reportagem;  

10) Produtos em Assessoria de Imprensa;  

11) Trabalhos científicos de Conclusão de Curso.  

Além do Resumo Expandido, também deve ser enviado para avaliação:  

1) Audiovisuais: link do repositório que armazena o trabalho ou pasta zipada (no  caso de fotografias);  

2) Impressos: matéria/lista/entrevista/revista/livro diagramado/a ou não, em formato  PDF;  

3) Produtos em Assessoria de Imprensa: plano de comunicação/jornal mural/projeto  de assessoria/ relato de caso.  

Os produtos passarão por 3 etapas de avaliação. A primeira será feita pela  Coordenação da mostra, que vai verificar se os produtos submetidos atendem a normas  e padrões exigidos, conforme o resumo enviado. O resultado da primeira fase deve ser divulgado no site do evento dia 03/10/2021. O produto dentro das normas será  encaminhado para a segunda avaliação: análise dos produtos e atribuição de pontuação  por profissionais selecionados pela Coordenação. A terceira refere-se ao momento de  apresentação (objetividade e domínio), durante o evento. Os produtos e TCCs aceitos  para a mostra deverão ser apresentados no evento por meio de videoconferência. 

As propostas devem ser enviadas para o e-mail simposiojornalismoitz@gmail.com com o seguinte assunto: Proposta para Mostra de produtos 2021 – (Nome da categoria).

Nenhum comentário: